Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Coisas que ocorrem com excesso de sódio no corpo

Coisas que ocorrem com excesso de sódio no corpo

O consumo de sódio, o sal, é essencial para o organismo. No entanto, também deve ser feito com moderação. A ingestão indiscriminada de sal pode ser prejudicial para o corpo humano. O excesso de sódio causa graves danos nos rins, no cérebro e em outros órgãos. Nesse sentido, o que acontece então quando há um excesso de cloreto de sódio no sangue? Bom, a seguir mostraremos alguns dos efeitos que o consumo excessivo de sal causa no corpo:

Inchaço

Mulher bebendo água; O excesso de sódio pode ocasionar o aparecimento de edemas no corpo. Ou seja, a presença de inchaço nas mãos, pés, braços, pernas ou rosto. Isso se deve ao impacto direto que o sal gera nos rins, já que faz com que seu normal funcionamento seja interrompido. Por conseguinte, provoca a retenção de potássio e sódio no organismo. Dessa forma, é gerado um acúmulo de líquidos que se vê refletido na forma de inflamação.

Vontade de beber muita água

O excesso de sódio provocará desidratação, por isso, a pessoa pode sentir muita vontade de beber água o tempo todo. Isso acontece devido ao fato do corpo tentar compensar o equilíbrio entre água e sódio. O detalhe está no fato de que beber muita água pode piorar a condição dos edemas, já que pode provocar uma maior retenção de líquidos. Além disso, a secura dos lábios também é outro sintoma.

O excesso de sódio pode provocar o ritmo cardíaco acelerado

Com o tempo, o sal em grandes quantidades pode causar hipertensão arterial e aumentar o perigo de sofrer algum tipo de cardiopatia, como o ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia. Isso está atribuído à falta de absorção de potássio nos rins. Por conseguinte, o sangue se torna mais espesso. A longo prazo é possível experimentar problemas de circulação graves.

Vontade excessiva de urinar

As pessoas com excesso de sódio no corpo geralmente sentem mais vontade de urinar, o que também afeta a densidade óssea. Ao urinar de forma excessiva, o corpo descarta parte das reservas de cálcio do organismo, causando fraqueza nos ossos e dentes. Ademais, o mau funcionamento dos rins criará desordens no processo de micção, provocando em alguns casos o ato de querer urinar mais, e não poder fazê-lo.

Mal-estar estomacal ou aparecimento de úlceras

O excesso de sódio pode causar o aparecimento de úlceras no estômago, assim como provocar infecções e indigestão. Além disso, alguns médicos indicam que o cloreto de sódio altera a mucosa que recobre a parte interna do estômago, no entanto, não há estudos que avaliem este processo. O que sim está demonstrado é que consumir muitos alimentos salgados pode aumentar o risco de desenvolver câncer de estômago.

O excesso de sódio pode alterar o comportamento ou o cérebro

O excesso de sódio pode alterar o cérebro; De acordo com pesquisas realizadas pela Sociedade Espanhola de Cardiologia, o excesso de sódio pode ser tão perigoso para o cérebro como a cocaína. Um consumo alto de sal pode afetar a área de pensamento cognitivo. Ademais, é normal que o sistema nervoso comece a enviar sinais de que precisa consumir mais sal ou que fique mais susceptível e irritável.

Você sabia? Saiba como evitar a desidratação

Evite o excesso de sódio, mas não o elimine por completo

Com todo o exposto anteriormente, não queremos dizer que o consumo de sódio está condenado. O sal é necessário para o bem-estar do organismo, contudo, caso se exceda os limites do consumo regulado, é possível sofrer graves consequências. Por isso, o que recomendamos é controlar a ingestão de sal nos alimentos. Além disso, adicione frutas e verduras aos seus pratos. Dessa forma, a dieta será mais equilibrada e nutritiva. Por outro lado, também é necessário reduzir o consumo de alimentos que contenham muita gordura ou que possam ter excesso de açúcar, assim como evitar levar uma vida sedentária. Por fim, siga estes conselhos e assegure-se de ter uma vida saudável, sem sobrepeso nem hipertensão, e faça os check-ups médicos regularmente. Com isso poderá viver anos saudáveis e bons.

Fonte: Melhor com saúde