Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Devido ao grande movimento, prefeitura de São Miguel pode rever reabertura parcial do comércio

Fiscalização está sendo intensificada e multas serão aplicadas aos infratores

  • 06/04/2020
  • Foto(s): Gerson Kaiser
Devido ao grande movimento, prefeitura de São Miguel pode rever reabertura parcial do comércio

Começou a valer nesta segunda-feira, 06, o decreto nº 116/2020. que autoriza a reabertura gradual do comércio em São Miguel do Iguaçu. Durante o fim de semana, empresários encaminharam à Administração Municipal um Plano de Contingência informando as medidas preventivas que seriam tomadas em seus estabelecimentos e 158 empresas, que não são consideradas de serviços essenciais, foram autorizadas as abrir parcialmente suas portas.

E essa retomada parcial de atendimento repercutiu nas ruas da cidade. Nas primeiras horas do dia foi possível perceber uma grande movimentação de carros e pessoas nas principais ruas do centro, contrariando a medida de isolamento social, que continua valendo, apesar da movimentação comercial.

Empresários estão seguindo as orientações, fazendo o controle no fluxo de pessoas em seus locais e oferecendo álcool em gel, porém a população foi às ruas, fazendo inclusive, filas e aglomerações em alguns estabelecimentos.

Essa situação ligou um alerta na Administração Municipal que já encaminhou às ruas equipes para intensificar a fiscalização e multar, sem notificação, empresas que não estejam seguindo as regras, conforme previsto no decreto.

Segundo o secretário municipal de Administração, Valdecir Simão Lago, parece que as pessoas acharam que tudo tinha voltado ao normal, mas isso não aconteceu, o atendimento é parcial e as pessoas precisam continuar em casa.

‘Nós vamos ser rígidos. Infelizmente vai ter que doer no bolso de alguém para começarem a entender’, afirmou Lago, dizendo que as empresas que não tiverem autorizadas a abrir serão multadas no ato.

Ele lembrou ainda que há casos confirmados da doença na região e que a orientação é sair de casa apenas para questões essenciais e apenas uma pessoa por família. ‘A impressão que dá e que estamos em uma promoção gigante da cidade’, analisou.

Acompanhe a entrevista com o secretário falando sobre a reabertura do comércio e a postura que será adotada pela fiscalização:

Fonte: Gerson Kaiser