Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Estudantes pedem na justiça antecipação de formatura para atender durante o surto de Covid-19

Governo autorizou a antecipação da formatura de estudantes de áreas da saúde, mas as universidades, que tem autonomia sobre a grade curricular, se posicionam contra a decisão.

  • 07/04/2020
  • Foto(s): Divulgação/Ilustrativa
 Estudantes pedem na justiça antecipação de formatura para atender durante o surto de Covid-19

Os profissionais da área da saúde estão entre os grupos de pessoas mais afetadas pela Covid-19 por estar em contato constante com os pacientes. Aproximadamente 17% dos médicos paranaenses têm idade acima de 60 anos, segundo um estudo da Universidade de São Paulo. E o Paraná ainda é o estado do Sul com menos médicos proporcionalmente ao número de habitantes, situação que se agrava nas cidades do interior. Na última semana, o governo federal editou uma medida provisória que permite às universidades anteciparem a formatura de estudantes de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia que já tiverem cumprido ao menos 75% das atividades práticas. No entanto a medida não torna a antecipação obrigatória, como explica o advogado Luiz Felipe França. (Ouça o áudio Luiz França 1 abaixo)

Segundo ele, o caso ainda é mais complexo em relação às universidades privadas. (Ouça o áudio Luiz França 2 abaixo)

A estudante de medicina Camila Ribeiro vai pedir o adiantamento na justiça, já que a universidade particular em que estuda já avisou que não vai acatar a MP. Segundo a aluna, as atividades práticas que ela ainda precisa cumprir foram suspensas. (Ouça o áudio Camila Ribeiro 1 abaixo)

A estudante também ressaltou que isto contribuiria para as finanças das famílias dos estudantes, que sofrem com a crise.

No Paraná, só nos cursos de medicina são cerca de 200 estudantes que estariam aptos a receber o título de forma antecipada. Camila Ribeiro defende que a formação destes alunos iria ajudar a atender os pacientes menos graves, liberando os médicos com mais experiência para os atendimentos mais complexos. Ela conta qual o sentimento de ter o conhecimento necessário para ajudar durante uma crise destas proporções, mas estar de mãos atadas. (Ouça o áudio Camila Ribeiro 2 abaixo)

 

Fonte: AERP

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533