Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeitura de Foz mantém previsão de reabertura gradual do comércio para o dia 13

Plano para o segundo ciclo da contenção da Covid-19 prevê a retomada gradual e monitorada de alguns setores do comércio.

  • 07/04/2020
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
Prefeitura de Foz mantém previsão de reabertura gradual do comércio para o dia 13

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu publicou nesta segunda-feira (06) em Diário Oficial o “Plano para o segundo ciclo da contenção à Covid-19 em Foz do Iguaçu”. O mesmo documento foi apresentado à Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu no último sábado (04).  O plano, dividido em três etapas, prevê a abertura gradual e monitorada de alguns setores do comércio a partir do dia 13 de abril.

O documento considera o diagnóstico epidemiológico do Coronavírus na cidade até o dia 6 de abril, com 27 casos confirmados da doença, bem como as ponderações apresentadas pela Acifi. “Se as condições epidemiológicas permitirem, a partir do dia 13 de abril, pretendemos flexibilizar alguns serviços e permitir a abertura gradual, controlada e sempre respeitando todas as normas sanitárias”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

A primeira etapa do Plano consiste na implantação do Termo de Responsabilidade Sanitária, publicado hoje (06) no Diário Oficial. A partir dele, as empresas que estiverem abertas deverão adotar uma série de medidas preventivas, incluindo limitação da quantidade de pessoas dentro do local e a distância mínima de 2 metros. Nesta primeira etapa, também consta a ampliação da fiscalização e tomadas de medidas mais duras contra as empresas que não aderirem ou não cumprirem o termo.

Comércio

A segunda etapa, de 13 a 21 de abril, prevê a abertura monitorada e regrada de alguns setores do comércio desde que o cenário epidemiológico se mantenha nos atuais patamares e que haja fornecimento de insumos para a testagem de todos os sintomáticos.

Além de assinar um Termo de Responsabilidade Sanitária, as empresas que puderem reabrir deverão priorizar o atendimento agendado e individualizado, com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Também será obrigatório a utilização de máscaras de tecidos em ambientes comerciais, no transporte coletivo e transporte privado de trabalhadores.

Poderão abrir, nesta fase, óticas, barbearias, lavanderias, clínicas médicas e similares, de fisioterapia, odontologia, psicologia, salões de beleza, gráficas, chaveiros, bicicletarias, revendedoras de veículos academia de tênis e pequenos comércios.

A terceira etapa, que pode iniciar a partir do dia 22 de abril, prevê a reabertura gradativa dos demais setores empresariais, com limitação de pessoas, prioridade no agendamento e uso de EPIs.

O cenário apresentado também pode sofrer alterações diárias, portanto, o Plano poderá sofrer interrupções drásticas ou alterações em vários itens.

Fonte: Rádio Cultura Foz com Assessoria