Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

A melhor maneira de superar uma onda de calor

A melhor maneira de superar uma onda de calor

Superar uma onda de calor não é coisa de outro mundo. Basta tomar algumas medidas básicas para que estes aumentos de temperatura repentinos não nos afetem significativamente. Estas pautas devem ser aplicadas com especial rigorosidade no caso das crianças e dos idosos, que são os mais vulneráveis ao clima. Existem lugares onde as temperaturas sobrem abruptamente até os 40 graus ou mais. Se não tomar as medidas adequadas para superar uma onda de calor, poderá ter muitos problemas, desde a desidratação e a insolação, até espasmos musculares e falhas em diferentes órgãos. Por isso, a melhor maneira de superá-las é seguindo estes conselhos:

Supere a onda de calor mantendo uma boa hidratação e usando a roupa adequada

Beba bastante água para superar uma onda de calor; Quando a temperatura está alta, a hidratação constante é uma medida obrigatória. Além disso, o mais recomendado é beber água pura, melhor se for recém saída da geladeira. As demais bebidas, especialmente se contêm açúcar, somente vão te causar mais sede. Os sucos de frutas também são indicados, especialmente se forem sem açúcar. O álcool, em qualquer de suas formas, não está aconselhado. Ainda mais, é bom destacar que deve se hidratar constantemente, inclusive quando você não sentir sede. Além disso, é fundamental vestir roupa adequada para suportar altas temperaturas. O ideal é usar roupas de fibras naturais como o algodão, já que facilitam a transpiração. Também são recomendadas as cores claras, pois refletem o calor ao invés de concentrá-lo.

Superar o calor em casa

O mais indicado é não sair de casa nas horas de maior temperatura. Se isso for impossível, então o ideal é buscar os lugares com sombra. É preferível ficar em edifícios ou locais fechados que tenham ar-condicionado. E falando de ar-condicionado, este é um grande aliado para superar o calor. No entanto, deve ser utilizado adequadamente. O correto é mantê-lo a uma temperatura de entre 22 e 25 graus, já que se estiver mais frio, poderia causar resfriados ou outros mal-estares. Caso esteja em casa, baixe todas as cortinas durante as horas de maior calor e feche as janelas. Isso evitará que o calor se concentre no interior da casa. A partir das 9 ou 10 horas da noite é uma boa ideia abrir as janelas durante algumas horas, para aproveitar o frescor noturno.

Os eletrodomésticos e a luz

Uma das vantagens do verão, é que dispomos de mais horas de luz do que em qualquer outra época do ano. Por isso, é bom não acender as luzes até que seja realmente necessário. As luzes produzem calor e isso é exatamente o que se deve evitar. Algo similar acontece com os eletrodomésticos. Ainda que não estejam ligados, se estão conectados à eletricidade, emitem calor. Não é que gerem altas temperaturas, mas somados, multiplicam a sensação de calor. Por isso, o melhor é desconectá-los e utilizá-los somente se for estreitamente necessário.

Truques caseiros contra a onda de calor

Mulher aplicando aloe vera no rosto;  Existem várias medidas muito simples que podem ser tomadas para superar uma onda de calor. Por exemplo:

Não use maquiagem. Os cremes e as loções corporais contêm elementos que retêm o calor. Por isso, o melhor é não usar maquiagem, ou ao menos usar a menor quantidade possível.
Não coma muito. As refeições pesadas geram maior atividade metabólica e isso faz com que aumente a temperatura corporal. Tente comer somente pratos leves, várias vezes ao dia.
Refresque-se quando for necessário. Se você sentir muito calor, coloque um pouco de água fria no pescoço, nos punhos e na testa. São pontos onde é mais fácil regular a temperatura.
Proteja-se ao sair. Se for sair, o melhor é que use óculos de sol e algo para proteger a cabeça. Quando o sol for muito intenso, é bom, ademais, usar guarda-sol. Ainda mais, use um calçado fresco, que não bloqueie a transpiração.
Use aloe vera. Pode congelar alguns cristais de aloe vera, na forma de pequenos cubos. Caso sinta ardor na pele, ou notar que está muito seca, esfregue-a com eles. Refrescam bastante.

Fonte: Melhor com saúde