Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Especialistas defendem que eleições não devem ser adiadas

Por enquanto a data das eleições 2020 não deve mudar. Mas, se a crise do novo coronavírus impedir o povo de ir às urnas em outubro, especialistas alertam que o pleito deve ser apenas adiado

  • 20/05/2020
  • Foto(s): Divulgação/Ilustrativa
Especialistas defendem que eleições não devem ser adiadas

A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) avaliou os possíveis cenários de alteração das datas das eleições 2020 por causa da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. O estudo foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ao Congresso Nacional na última semana considerando as medidas essenciais para reorganizar o pleito se necessário, e novos prazos para a disputa de 2020, que seguissem as determinações da Constituição.

A entidade defende que deve haver um esforço para manter a data no primeiro domingo de outubro. No entanto, se a situação da pandemia não permitir, a Abradep sugere duas opções, realizar o pleito no dia 15 de novembro ou, se a crise continuar com muita seriedade, no dia 6 de dezembro. Segundo o advogado Guilherme Gonçalves, especialista em Direito Público Eleitoral, se houver necessidade de adiamento, a medida terá impactos em todo calendário eleitoral e vai exigir modificações, que devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional.

De acordo com o especialista, os atuais mandatos de prefeitos e vereadores foram validados na urna por apenas 4 anos e a prorrogação dos mandatos seria inconstitucional. Guilherme Gonçalves considera que a ideia de unificação do pleito municipal com os dos cargos executivos e legislativos estaduais e nacionais, com a escolha de 7 candidatos a cada 4 anos, seria prejudicial ao debate democrático.

Fonte: AERP

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533