106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O mês de maio é voltado para a conscientização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo da data, 18 de maio, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Segundo a diretora da proteção especial da Secretaria de Assistência Social de Guaíra, Graziela Freitas, apenas de janeiro a março de 2020 foram registrados 12 casos de abuso sexual no município. Em 2019 foram registrados 26 casos. (Áudio 1)
A diretora faz um alerta para o período de pandemia, pois as crianças passam mais tempo em casa e muitas vezes em contato direto com o abusador ou na falta de atividades ficam mais tempo na internet onde também se intensifica o abuso e exploração sexual.
A melhor forma de prevenir esse tipo de crime é conversar com a criança sobre o assunto. Ensinar a diferença de toque de afeto e toque abusivo, ressalta Graziela. As denúncias são anônimas e devem ser feitas pelo Disque 100, Conselho Tutelar ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). (Áudio 2)
Fonte: Tatyelle Schunemann