Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná bate recorde de casos e mortes por Covid-19 em 24h

Há registro da Covid-19 em 273 municípios do Estado, e em 81 ocorreu ao menos um óbito.

  • 05/06/2020
  • Foto(s): Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
  • Brasil/Paraná
Paraná bate recorde de casos e mortes por Covid-19 em 24h

A Secretaria de Estado da Saúde informa mais 533 confirmações e 13 óbitos pelo novo coronavírus. O informe epidemiológico desta sexta-feira (5) mostra que o número acumulado de pessoas infectadas é de 6.347, 227 morreram em decorrência da doença. Há registro da Covid-19 em 273 municípios do Estado, e em 81 ocorreu ao menos um óbito.

A quantidade de casos e de óbitos é a maior divulgada em um só dia desde que o monitoramento registrou o primeiro diagnóstico, em 11 de março. Entre os 86 dias desde o início do acompanhamento da Sesa, a quinta-feira (4) é o que tem o maior número de diagnósticos confirmados, foram 453 e na quarta-feira (3) foi a data de maior ocorrência de mortes, 12 falecimentos.

O secretário de Saúde, Beto Preto, reforçou a necessidade de manter o distanciamento físico. “Nossos números crescem rapidamente. E pelo que estudamos das projeções, tendo em vista o que já ocorreu em outros locais, vamos ter aumento de casos. Nos preocupa muito as pessoas nas ruas porque um organismo pode reagir bem à doença, mas outro não. E se muitos precisarem de UTIs, sabemos que não haverá para todos. ”

ÓBITOS

Todas as 13 pessoas que foram a óbito estavam internadas. As mortes ocorreram entre 1º e 5 de junho, foram sete mulheres e seis homens, com idades que variam entre 34 e 90 anos.

No dia 1º de junho ocorreram dois óbitos. Uma mulher, 45 anos, que residia em Campina Grande do Sul; e um homem, 74 anos, de Piraquara.

Na terça-feira (2) faleceu uma mulher de 70 anos que morava em Cambé.

Quarta-feira (3), seis pessoas morreram. Três mulheres: residente de Cornélio Procópio, tinha 90 anos; moradora de Curitiba, tinha 50 anos; e uma que morava em Toledo, de 34 anos. Um dos homens residia em Bela Vista do Paraíso, tinha 66 anos; outro morava em Cascavel, 73 anos; e um que faleceu de 71 anos morava em Ibiporã.

Quinta-feira (4), três pessoas faleceram: duas mulheres e um homem. Uma residia em Curitiba e tinha 85 anos e a outra morava em Londrina e tinha 89 anos; o homem era morador de Rolândia e tinha 78 anos.

Nesta sexta-feira (5) um morador de Maringá foi a óbito, o homem tinha 74 anos.

INTERNADOS 

Estão internados nesta sexta-feira (5) 314 pacientes com o diagnóstico confirmado para Covid-19. 230 estão em leitos SUS (85 em UTI e 145 em leitos enfermaria) e 84 em leitos da rede hospitalar privada (33 em UTI e 51 em leitos enfermaria).

LEITOS SUS COVID 

O Paraná tem 1.947 leitos exclusivos Covid-19, que atende pacientes com suspeita ou com diagnóstico já confirmado da doença. A taxa média de ocupação dos leitos está em 34%. Em leitos adultos: 658 UTI, 304 ocupados (46%) e 1.182 enfermaria, 354 ocupados (30%).

Em leitos pediátricos: 37 UTI, 9 ocupados (24%) e 70 enfermaria, 3 ocupados (4%).
A quantidade de leitos pode variar porque além dos leitos em unidades próprias do Estado, a Sesa contrata diretamente leitos em unidades hospitalares filantrópicas e privadas para atendimento a pacientes Covid-19 quando necessário.

MUNICÍPIOS 

273 cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 81 municípios há registro de óbitos pela doença.

Quantidade de casos novos e municípios:
86 casos confirmados – Curitiba;
71 casos confirmados – Cascavel;
49 casos confirmados – Londrina;
22 casos confirmados – Toledo;
21 casos confirmados – Cornélio Procópio;
18 casos confirmados – Pinhais;
17 casos confirmados – Piraquara;
13 casos confirmados – Maringá;
12 casos confirmados – Cianorte e Ponta Grossa;
10 casos confirmados – Colombo e Campina Grande do Sul;
9 casos confirmados – São José dos Pinhais;
6 casos confirmados – Foz do Jordão; Fazenda Rio Grande; Nova Fátima;
5 casos confirmados – Araucária; Santa Mariana; Quatro Barras; Campo Largo; Santa Terezinha de Itaipu; Cruzeiro do Oeste; Uraí; Abatiá;
4 casos confirmados - Ribeirão do Pinhal; Rolândia; São Tomé; Terra Boa; Almirante Tamandaré; Indianópolis;
3 casos confirmados – Bituruna; Tuneiras do Oeste; Tijucas do Sul; Campo Bonito; Mandirituba; Andirá; Cambé; Assis Chateaubriand; Apucarana; Santa Amélia; Santa Cecília do Pavão; Japurá;
2 casos confirmados - Santo Antônio da Platina; Francisco Beltrão; Pitanga; Araruna; Guarapuava; Salgado Filho; Diamante do Sul; Morretes; Siqueira Campos; Agudos do Sul; Terra Rica; Palotina; Imbaú; Joaquim Távora;
1 caso confirmado – Tibagi; Marialva; Santa Inês; Campina da Lagoa; Matinhos; Pinhão; Três Barras do Paraná; Piraí do Sul; Alvorada do Sul; Ibaiti; Sapopema; Coronel Domingos Soares; Braganey; Planalto; Palmas; Antônio Olinto; Bela Vista do Paraíso; Porto Barreiro; Enéas Marques; Irati; Quitandinha; Céu Azul; Rancho Alegre; Sertaneja; Reserva; Telêmaco Borba; Itaúna do Sul; Assaí; Japirá; Paiçandu; Cruzmaltina; Tomazina; Salto do Itararé; Congonhinhas; Bandeirantes; Leópolis; Lindoeste.

FORA DO PARANÁ 
O monitoramento da Sesa registrou 12 casos novos de residentes de fora. São 87 pessoas que moram em outros estados e foram atendidas por aqui. Seis pessoas foram a óbito.
 
Ajustes:

Um óbito confirmado na data de 02/6 em Céu Azul foi transferido para Alta Floresta/MT.

Um caso confirmado na data de 09/5 em Campo Bonito foi transferido para Guaraniaçu.

Um caso confirmado na data de 03/6 em Colombo foi transferido para Piraquara.

Dois casos confirmados nas datas de 30 e 31/5 em Araucária foram transferidos para Curitiba.

Dois casos confirmados na data de 30/5 em Cascavel foram excluídos por duplicidade de notificação.

Um caso confirmado na data de 31/5 em Três Barras do Paraná foi excluído por duplicidade de notificação.

Um caso confirmado na data de 03/6 em Piraquara foi excluído por duplicidade de notificação.

Um caso confirmado na data de 03/6 em Curitiba foi excluído por duplicidade de notificação.

Fonte: SESA-PR