Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeiro caso de Covid-19 é confirmado em Pato Bragado

  • 09/06/2020
  • Foto(s): Assessoria
Primeiro caso de Covid-19 é confirmado em Pato Bragado

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado confirmou, há poucos minutos, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no município. Atualizado diariamente, o último boletim registrou 07 notificações, um caso confirmado, 05 negativos, 16 em isolamento gripal e dois suspeitos.
A confirmação partiu do laboratório Lacen, a partir da coleta de amostras das vias aéreas superiores, na sexta-feira (05) e segundo a secretária de Saúde, Neusa Inês Schirmann, o/a paciente já foi contatado/a e está bem. “Além disso todas as pessoas que tiveram contato com essa pessoa, principalmente os familiares estão sendo monitorados, orientados e submetidos aos testes dentro da necessidade”, afirma.
A secretária explica que amanhã (10), às 8 horas, o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid -19 irá se reunir de forma emergencial para discutir as novas medidas de prevenção à doença em Pato Bragado.
A secretaria permanece no aguardo do resultado de mais dois casos suspeito. O recomendado com essa confirmação é de que as pessoas redobrem os cuidados e sigam todas as medidas de prevenção e controle do coronavírus, publicadas em decretos.

MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO À SAÚDE
Desde o início de abril, a administração municipal está seguindo as medidas determinadas para a preservação da saúde e da vida em face da pandemia de Covid-19.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) passou a contar com dois acessos, sendo um destinado especificamente como ambulatório a pessoas com sintomas do coronavírus, evitando ao máximo a possível contaminação. A farmácia passou a disponibilizar um guichê para atendimento das pessoas na parte externa, evitando aglomerações e na sala de vacinas foram providenciadas as medidas para que os idosos não fiquem próximos durante a imunização da Influenza, considerando ainda que está isolada do restante da unidade.
Além disso, diariamente no período noturno, está ocorrendo a desinfecção dos locais em circula um número maior de pessoas, como a própria UBS, indústrias, hospital, farmácias, mercados, rodoviária e outros locais.
A fiscalização no cumprimento das condições impostas pelo Plano de Prevenção à população, bem como os setores da indústria, construção civil, agronegócio, comércio, Secretaria de Saúde (Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Ambulatório Hospitalar e Pronto Atendimento) e unidades privadas (clínicas, consultórios, entre outros), também está em andamento, desde o início de abril. Lembrando que no caso de identificação de algum sintoma ou suspeita de contaminação pelo coronavírus, a primeira medida é ligar imediatamente para o (45) 99969-4608. A Secretaria de Saúde disponibilizou esse número de atendimento 24 horas e imediato da situação por um profissional, na intenção de que a pessoa aguarde os demais procedimentos do setor, em casa.

 

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Assessoria

Cidades relacionadas