Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Feriadão de Corpus Christi: movimento nos atrativos da Itaipu foi pequeno, mas representativo

Visitantes de todas as Regiões do País passaram pela binacional nos quatro dias de feriado. Turistas locais ainda são maioria.

  • 15/06/2020
  • Foto(s): Kiko Sierich / PTI
Feriadão de Corpus Christi: movimento nos atrativos da Itaipu foi pequeno, mas representativo

Nada menos do que nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, tiveram representantes entre os 314 turistas que visitaram a Itaipu durante o feriado de Corpus Christi, de quinta-feira (11) a domingo (14). A data marcou a retomada das atividades turísticas na binacional e em outros atrativos de Foz do Iguaçu.
Após quase três meses sem atendimentos, em decorrência da pandemia da covid-19, a maior hidrelétrica do mundo deixou de lado o silêncio das últimas semanas para vivenciar a intensa mistura dos sotaques dos turistas que vieram de todas as cinco Regiões do País.


Foto: Kiko Sierich

Em relação aos estados, a lista de visitantes foi liderada por São Paulo, com 52 representantes. Na sequência, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 24; Mato Grosso do Sul, 18; Rio de Janeiro, 16; Minas Gerais, 5; Distrito Federal, 4; Bahia, 2; e Acre e Mato Grosso, com um representante cada.

Apesar de toda essa representatividade nacional, o grande destaque neste processo de retomada gradual do Complexo Turístico Itaipu (CTI) foi a presença dos moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Eles foram maioria, 170, 54,1% do total. E essa presença regional não se restringiu à Itaipu. Até sexta-feira, 90% de visitantes dos atrativos do Destino Iguaçu eram da cidade de Foz do Iguaçu.

“Os moradores da nossa região terão um importante papel nesse processo de retomada do turismo. É um momento fundamental para todos conhecerem ou revisitarem os nossos atrativos, estimulando os profissionais do setor”, destacou o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), general Eduardo Garrido.

Na primeira semana de retorno às atividades, somente o atrativo Itaipu Panorâmica é ofertado pelo CTI, de hora em hora, das 9h às 16h. O segundo passeio a ser retomado, a partir de quarta-feira (17), será o Refúgio Biológico, nos horários das 9h às 17h30, com disponibilidade de 10 vagas por horário. O Ecomuseu volta no dia 24, das 10h às 17h, com a Ciência na Esfera suspensa temporariamente. Já o Itaipu Iluminada tem previsão de início no dia 1º de julho, às 19h30 nas sextas e sábados. O circuito interno na usina, Itaipu Especial, ainda não tem previsão de retorno.

Retomada segura

O Complexo Turístico Itaipu se preparou para este momento, seguindo todos os protocolos sanitários e orientações de organismos de saúde. Antes de realizarem o passeio, os visitantes passam por uma barreira sanitária, com higienização das mãos e pés, aferição de temperatura e preenchimento de um formulário. Em todo o roteiro há álcool em gel, higienização dos ônibus a cada nova visita e o uso obrigatório de máscara de proteção facial para quem recepciona e quem visita.

Além disso, a tecnologia está sendo uma importante aliada nesse processo. Entre as inovações, está a utilização de dois robôs para a desinfecção de ambientes, desenvolvidos pela Itaipu Binacional, por meio da Superintendência de Informática; o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A primeira solução conta com a tecnologia de radiação ultravioleta do tipo C (UVC), capaz de destruir a capa proteica e o material genético de qualquer tipo de vírus, assim como fungos e bactérias. Já o outro modelo, mais tradicional, faz a pulverização da solução de produtos de limpeza. Ambas as soluções podem funcionar tanto em modo automático como por controle remoto, via aplicativo.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional