Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em Foz, maior contágio de Covid-19 ocorre em aglomerações familiares

Transporte Coletivo e Supermercados também estão entre os pontos mais preocupantes na cidade e alterações de horários no comércio podem ocorrer na próxima semana.

  • 16/06/2020
  • Foto(s): Marcos Labanca
Em Foz, maior contágio de Covid-19 ocorre em aglomerações familiares

O setor de epidemiologia está analisando os casos de Covid-19 em Foz do Iguaçu para definir novas estratégias de enfrentamento. Alguns dados já foram levantados na cidade. Entre eles está a de que a transmissão no comércio tem baixa incidência. Por outro lado, de acordo com o vice-prefeito Nilton Bobato, há uma incidência grande de transmissão em aglomerações familiares.

“A maioria dos casos que analisamos não tem vínculo com o comércio, tem vínculo com aglomerações setoriais. Tem o caso de uma festa onde vários membros da mesma família foram infectados. Têm pessoas que não cumpriram o isolamento e infectaram outras pessoas próximas” informou Bobato. Segundo ele, será ampliado a testagem para as pessoas que tiveram contato com casos confirmados. “Vamos incluir o laboratório do Hospital Costa Cavalcanti no fluxo rotineiro dos exames do município, para ampliar a testagem dos contactantes dos casos positivos” ressaltou.

Segundo Bobato, além dessas aglomerações, há uma preocupação com o transporte coletivo. “O fluxo do transporte coletivo em Foz está ruim. O mundo inteiro tem problemas com o transporte coletivo. Estamos estudando uma maneira de controlar, nós estamos pensando em mudar o horário do comércio, justamente para reduzir o número de pessoas circulando nos horários de picos no transporte coletivo” destacou Bobato.

Horário de atendimento do comércio por setores

A proposta é estabelecer horários diferenciados por setores do comércio. “Estamos analisando uma maneira de fazer isso, quais os tipos de serviços que podem gerar aglomeração em horários de pico, e o objetivo é espalhar esses horários de picos pela cidade, com vários horários durante o dia, colocando vários setores para funcionar em horários diferenciados” disse Bobato.

No entanto, ele destaca que ainda não está definido a forma de fiscalização. A preocupação maior, de acordo com Bobato, é nos Supermercados. “A aglomeração nos supermercados tem sido um problema, temos que ampliar os horários e talvez regionalizar esses horários, mas ainda estamos analisando quais medidas tomar” salientou. As mudanças devem ser anunciadas até a próxima semana.

Fonte: Rádio Cultura Foz