Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agente penitenciário da PEF I também está com Covid-19

Este é o segundo caso confirmado de Covid-19 nas penitenciárias de Foz do Iguaçu.

  • 19/06/2020
  • Foto(s): Geraldo Bubniak/AEN
Agente penitenciário da PEF I também está com Covid-19

Foz do Iguaçu registrou o segundo caso de Covid-19 em presídio. Além da presa, confirmada na quinta-feira, 18, um agente penitenciário também está com a doença. O policial penal atua na Penitenciária Estadual de Foz I (PEF I). Não há informações sobre qual teria sido a forma de infecção. O agente está isolado.

A informação foi confirmada à Rádio Cultura pelo vice-presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná, José Neves. Nesta sexta-feira, 19, os agentes deverão passar por testagem em massa para detectar se há mais casos dentro das penitenciárias de Foz.

Treinamento

Uma equipe de saúde do Departamento Penitenciário de Foz do Iguaçu foi capacitada para coleta de material para exame de diagnóstico da Covid-19, nesta quinta-feira (21/05). O treinamento ocorreu no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), o qual é referência no município para atendimento de casos do novo coronavírus.

Três enfermeiros que atuam no Depen de Foz do Iguaçu participaram da aula. Cada um deles é lotado em uma das unidades de Foz do Iguaçu (Penitenciária Feminina, Penitenciárias Estaduais I e II e Cadeia Pública Laudenir Neves). “O objetivo é capacitá-los para que, em caso de necessidade, os presos não precisem sair da unidade para fazer o teste”, explicou o coordenador regional, Marcos Marques.

De acordo com o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, o método de coleta é o swab, ou seja, o procedimento consiste em introduzir, em ambas as narinas, hastes flexíveis de algodão (semelhantes a um cotonete) pela narina até a nasofaringe e realizar movimentos rotatórios. Desta forma, são colhidas secreções das narinas e da boca.

“Eles receberem as instruções de como fazer o procedimento de forma a garantir que o material coletado esteja apto para posteriormente ser analisado pelo laboratório”, explicou Marques. Segundo ele, desta forma reduz-se os riscos de um possível deslocamento do preso até a unidade de saúde.

O treinamento foi feito pela enfermeira supervisora do Pronto-Atendimento Respiratório do HMPGL, Isabela Rojas Azevedo. Durante a aula, ela ainda fez questão de tratar sobre a importância da paramentação e os cuidado necessários ao desparamentar o profissional, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.

Fonte: Rádio Cultura Foz com Depen