Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná registra alta na venda de bens duráveis durante a pandemia

Paraná registra alta na venda de bens duráveis durante a pandemia

As vendas de áudio, vídeo e eletrodomésticos apresentaram um salto de 14% no mês de maio. Produtos de informática, telefonia, linha branca, como geladeira e fogão, celulares, televisores, móveis e colchões também mostraram tendência positiva após a forte queda nas vendas nos meses de março e abril. Os dados são do boletim conjuntural, divulgado nesta quinta-feira pelas secretarias da Fazenda e do Planejamento e Projetos Estruturantes.

O trabalho mostra possível adaptação na forma de atendimento ao consumidor, e identifica que alguns bens duráveis podem ter experimentado aumento de demanda em razão da necessidade de isolamento social, movimento econômico que é limitado, à medida que as pessoas se sentem adaptadas à nova realidade.

Um dos novos dados apurados no boletim conjuntural mostra que o Paraná chegou a um saldo de 103 bilhões e 500 milhões de reais em créditos concedidos a pessoas jurídicas até o mês de abril. O montante aponta um acréscimo de quase 10 bilhões em relação ao resultado de fevereiro.

No período de 01 a 21 deste mês, o comércio atacadista paranaense operou em um nível equivalente a 74% do patamar pré-pandemia, apresentando relativa estabilidade em relação a maio. As vendas no comércio varejista também apresentaram, desde maio, tendência de recuperação após as quedas nos primeiros meses da pandemia.

O Paraná registra 94% de empresas que emitem documentos fiscais abertas até o último dia 19. Mesmo assim, o Estado já acumula um bilhão e 600 milhões de reais em perdas de receitas do ICMS.

A projeção do PIB parao ano mostra sinais de estabilização, uma vez que o valor para a semana atual é muito próximo das duas anteriores, com queda estimada de 6,5%, contra uma previsão de alta de 2,3% estimada para o ano antes do início da pandemia.

A expectativa de momento é que haja resultado 2,2% positivo na agropecuária, e reduções de -7,1% na indústria e quase -5,5 % em serviços e comércio.

Os detalhes do boletim, como projeções para os próximos trimestres e rendimento por regiões, podem ser conferidos em www.aen.pr.gov.br. 

Fonte: AEN