Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Recuperados da covid-19, mais dois pacientes recebem alta do HMCC

Número de pacientes tratados pela doença e liberados do hospital mantido pela Itaipu chega a dez.

  • 29/06/2020
  • Foto(s): Débora Black/HMCC
Recuperados da covid-19, mais dois pacientes recebem alta do HMCC

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela usina de Itaipu em Foz do Iguaçu (PR), celebrou mais duas altas de pacientes internados em decorrência da covid-19. Eles foram liberados por volta das 10 horas desta segunda-feira (29).

Os dois pacientes – uma mulher e um homem - têm 23 e 58 anos, respectivamente. Com as duas altas desta segunda-feira, o número de pacientes tratados pelo hospital por covid-19 e já liberados chegou a dez.

Antônio Carlos de Oliveira, de 58 anos, havia sido internado no hospital há 11 dias, em 18 de junho. Ele foi diagnosticado com insuficiência respiratória aguda grave, consequência da covid-19.

Portador de diabetes, hipertensão arterial e positivo também para dengue, ele acabou sendo submetido a uma nova terapia de combate à doença, feita por meio de ventilação mecânica não invasiva (VNI). Trata-se de um suporte que não requer a intubação para utilizar o ventilador respiratório.

Segundo o hospital, a técnica foi importante devido às comorbidades apresentadas pelo paciente e o estágio do comprometimento pulmonar no momento da internação. “Esta terapia oferece maior conforto e possibilita uma alta hospitalar mais rápida”, explicou o diretor técnico do HMCC, Rodrigo Romanini.

“Consideramos essa alta como recordista de tempo, justamente pelas comorbidades. Este paciente chegou em estado grave, transferido de outro hospital do município, e obtivemos sucesso com a aplicação do Protocolo do Núcleo de Inteligência de Combate ao Covid-19 do HMCC”, concluiu o médico.

Internada há sete dias, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a outra paciente liberada preferiu não ser identificada. Mas ambos deixaram o centro hospitalar sob aplausos das equipes e de seus familiares.

“Muito obrigado pelo atendimento prestado e a todo carinho que a equipe de profissionais disponibilizou para mim”, disse Antônio. Emocionado, ele foi recebido com carinho pela família cheia de saudades.

Atualmente, o HMCC tem sete pacientes internados na Unidade de Tratamento de Covid-19. Seis estão em leitos de UTI e outro na unidade semi-intensiva.

Fonte: Assessorias de Comunicação do HMCC e da Itaipu