Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeitos da Amop decidem acatar o decreto mas vão pedir revisão ao Estado

Decisão conjunta foi tomada durante reunião por videoconferência realizada na manhã desta quarta-feira.

  • 01/07/2020
  • Foto(s): Assessoria Amop
  • Região
Prefeitos da Amop decidem acatar o decreto mas vão pedir revisão ao Estado

Em reunião por videoconferência na manhã desta quarta-feira (1), os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) decidiram acatar, momentaneamente, o decreto de ontem (20) do Governo do Estado, que impõe medidas de quarentena rígidas aos 134 municípios de 7 regionais de saúde do Estado. Entre as medidas estão a restrição do funcionamento das empresas comerciais, com exceção dos serviços considerados essenciais.  

Por outro lado, será protocolado junto ao Estado um pedido de revisão das medidas, com o argumento que muitos municípios afetados estão com a situação do novo coronavírus sob controle. Cada município deverá encaminhar os seus argumentos até amanhã (2) para a Amop, para que a entidade encaminhe o recurso administrativo coletivo junto ao Governo. 

As únicas exceções são os municípios de Toledo, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu, que ainda debatem que posição irão tomar frente ao decreto estadual. Ocorre que estes municípios encerraram justamente ontem (30) um período de quarentena de 10 dias por decretos municipais e não teriam estrutura econômica para emendar mais 14 dias. 

Por outro lado, segundo o presidente da Amop, prefeito Rineu Menoncin, de Matelândia, também será feito um pedido para que o Estado reforce a região com mais 50 a 60 leitos de UTI, para garantir o atendimento aos pacientes mais graves. A região é a mais precária do estado em termos de leitos de UTI no sistema público. 

O próprio Governo do Estado já sinalizou a possibilidade de diálogo com os municípios que discordam com o decreto estadual. 

Veja a fala do presidente da Amop, Rineu Menoncin: 

Fonte: Preto no Branco