Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lar Cooperativa segue crescendo e gerando empregos em 2020

A Rede Costa Oeste de Comunicação está realizando uma série de reportagens para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo.

  • 03/07/2020
  • Foto(s): Alessandro kunhaski
Lar Cooperativa segue crescendo e gerando empregos em 2020

Com sede em Medianeira, a Lar Cooperativa Agroindustrial é a terceira maior do seguimento do Paraná contando com 11 mil associados. No Brasil é a maior geradora de empregos do setor de agronegócio, com aproximadamente 16 mil colaboradores.

A Rede Costa Oeste de Comunicação está realizando uma série de reportagens para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, que será comemorado neste sábado (4).

Só em 2020 contratou mais de 2 mil pessoas. Tudo isso se deve a vários fatores, como a expansão na avicultura e suinocultura na região. O aumento das exportações de produtos somado aos bons preços do dólar alto, também ajudou, de acordo com o diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues.

O diretor-presidente ressalta que as cooperativas têm um papel fundamental na economia e no desenvolvimento local, gerando receitas através de impostos, empregos diretos e indiretos.

A marca Lar está presente em aproximadamente 300 produtos (enlatados, congelados, cortes de frangos, além dos grãos: milho e soja) e as exportações chegam na América, Europa, Ásia, e nos países árabes.
As unidades da Lar estão presentes em 11 municípios do Oeste do Paraná, Leste do Paraguai (10 unidades), em Mato Grosso do Sul com 14 unidades, em Santa Catarina no município de Xanxerê para produção de sementes.

História
A Lar Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 19 de março de 1964 em Missal por um grupo de 55 agricultores, migrantes do estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nos anos 70 foi iniciada a mudança da sede, de Missal para Medianeira, após estudos realizados pelo Projeto Iguaçu de Cooperativismo (PIC). Foram contruídos armazens na cidade sede, além de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena.

Também ouve mudança na nomeclatura, que passou de Comasil para Cotrefal - Cooperativa Agropecuária Três Fronteiras Ltda. O resultado veio com o crescimento no número de sócios, passando de 126 sócios para 1.414.
Foi a partir do momento que o engenheiro agrônomo Irineo da Costa Rodrigues assumiu como Diretor-presidente que o processo industrial ganhou corpo em março de 1991. Ele foi responsável pelo projeto de expansão da Lar.

Em 1994 entra em funcionamento a Fecularia, no distrito de Dom Armando, Missal. Quatro anos após a inauguração da Unidade Industrial de Mandioca, o jovem município de Itaipulândia é contemplado com a Unidade Industrial de Vegetais que teve descontinuidade de funcionamento em 2012.

Em 1999 entra em operação a Unidade Industrial de Aves, na localidade de Agrocafeeira, município de Matelândia, frigorífico moderno que junto com a Unidade Industrial de Carnes empregam mais de 5 mil pessoas, e somados a Unidade Industrial de Aves 2 em Cascavel resultam em um abate de 520 mil aves/dia, de segunda a sábado.

Em 2019 os produtores foram contemplados com a devolução das sobras no valor de 64,5 milhões de reais referente ao resultado do ano de 2018, entre agricultores ativos e jubilados.

Clique aqui e confira a história completa da Lar Cooperativa.

 

Fonte: Alessandro Kunhaski