Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sicredi é pioneira no cooperativismo de crédito na região

A Rede Costa Oeste de Comunicação está fazendo uma série de reportagens sobre o tema.

  • 03/07/2020
  • Foto(s): Alessandro Kunhaski/Sicredi
Sicredi é pioneira no cooperativismo de crédito na região

O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado neste sábado (04). A Rede Costa Oeste de Comunicação está fazendo uma série de reportagens sobre o tema. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa pioneira no ramo.

Na região atuando aproximadamente há 37 anos, estendeu o crédito além do agronegócio, ajudando no desenvolvimento econômico local, como afirma o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim.

Nunca foi tão importante cooperar como agora que ações coletivas são determinantes para a saúde mundial e econômica, em meio à pandemia do coronavírus. Nas tomadas de decisões e negócios o  presidente pediu cautela para os associados.

O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quase metade do que vem do campo passa por produtores rurais associados a cooperativas. Elas produzem 75% do trigo do Brasil e lideram o cultivo do café (55%), milho (53%) e soja (52%). Boa parte do leite (46%) e do feijão (43%) também passa por elas.

O trabalho realizado pelas cooperativas de nossa região não impactam apenas na realidade dos sócios, mas também da comunidade onde é instalada.  Também surge como alternativa para a geração de renda em um mercado de trabalho, no qual as pessoas entendam que juntas terão melhor chance de oportunidades. Um empreendimento coletivo sempre tem maior poder de negociação e de sustentação.

 

Fonte: Alessandro Kunhaski