Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Justiça nega pedido de lockdown em regiões mais afetadas pela Covid-19 no Paraná

A decisão considera que a quarentena restritiva via decreto estadual já atende as solicitações.

  • 04/07/2020
  • Foto(s): Prefeitura de Foz do Iguaçu/Divulgação
  • Brasil/Paraná
Justiça nega pedido de lockdown em regiões mais afetadas pela Covid-19 no Paraná
A Justiça negou o pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR) para declarar lockdown nas áreas do Estado mais afetadas pela pandemia de Covid-19. A decisão do juiz Eduardo Lourenço Bana foi publicada neste sábado (04). A ação civil pública contava com pedido conjunto das promotorias de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

As promotorias solicitaram a invalidação de atos de prefeituras que autorizassem as atividades comerciais não essenciais, a suspensão de eventos religiosos, proibição na autorização pelo poder público em autorizar eventos que gerem aglomerações e também o lockdown nas regiões Leste e Oeste por 14 dias.

O juiz, porém, apontou que a "quarentena restritiva" em 134 municípios do Paraná via decreto estadual 4.942/2020 já atende as solicitações de distanciamento social para o combate ao coronavírus. "Dentro dessa ótica, a escolha feita pela administração pública de instituir uma quarentena rigorosa ao invés de um lockdown deve ser mantida, pois proporcional e adequada à situação posta. Nessa senda, cumpre destacar que a decisão encontra respaldo em pronunciamento técnico e respeita a ideia de que as restrições aos direitos individuais devem se dar na medida do necessário", apontou a decisão.

O magistrado também considerou que o próprio documento que embasou o pedido do Ministério Público indica que ambas as medidas, quarentena ou lockdown, são adequadas para controlar o crescimento da pandemia no Estado e reverter o cenário que motivou a publicação da recomendação pelo Conselho Estadual de Saúde do Estado. Segundo a resolução, tanto o lockdown quanto a quarentena instituída pelo Estado do Paraná por meio do decreto, ao menos frente à situação atual, são medidas eficazes para a diminuição de circulação viral e, por consequência, do contágio.

"Com relação ao segundo aspecto, partindo-se do pressuposto técnico de que ambas as medidas se apresentam adequadas ao enfrentamento da questão de saúde pública, é adequada a opção por aquela que menos afeta os direitos individuais dos cidadãos, justamente para preservar a proporcionalidade que deve nortear a mitigação de um direito em proveito do outro", diz um trecho do documento.

Na sexta-feira (03), o governador do Paraná já havia solicitado que a Justiça recusasse essa ação.

O magistrado, no entanto, aceitou o pedido dos procuradores para proibir a realização de cultos e aconselhamentos religiosos de forma presencial, item que já está previsto no decreto estadual 4.942/2020.

Fonte: Catve