Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Associação Cultural Deutsches Fest de Missal é declarada de Utilidade Pública

A expectativa para a festa alemã em 2021 só aumenta na população local e regional.

  • 08/07/2020
  • Foto(s): Assessoria Pref. Missal
Associação Cultural Deutsches Fest de Missal é declarada de Utilidade Pública

A Administração Municipal de Missal, tendo em vista a proposta e aprovação da Câmara de Vereadores, declarou a Associação Cultural Deutsches Fest Missal de Utilidade Público. A Lei 1.539 foi sancionada pelo Prefeito Eduardo Staudt na tarde de segunda-feira, 06 de julho de 2020. A Associação foi criada no dia 22 de novembro de 2019 e é uma entidade associativa sem fins lucrativos.

A referida associação, desde a sua criação, assumiu a coordenação da Deutsches Fest (Festa Alemã). Neste ano estava programada para ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de abril, mas, devido a pandemia do novo Coronavírus, precisou ser cancelada. A nova data está definida. A maior Festa Típica do Oeste do Paraná, está prevista para ocorrer nos dias 09, 10 e 11 de abril de 2021.

Expectativa para a Deutsches Fest 2021

Há uma grande expectativa da população local e regional quanto a realização deste evento. A Festa alemã em Missal vem ocorrendo ano após ano, desde 2002, quando foi criada com o objetivo de manter viva a tradição e os costumes típicos da cultura germânica. Desde então, o evento ocorreu todos os anos. Foi a primeira vez que precisou ser cancelado, para o desapontamento dos munícipes.

Mas com isso, a expectativa só aumenta, para que a festa do próximo ano, seja ainda maior e melhor. A Associação foi criada com o objetivo de alavancar ainda mais o evento, mas não somente isso, tem ainda o objetivo de estimular a cultura germânica em outras esferas que não sejam a festa propriamente dita. O objetivo é manter ainda mais viva a tradição da cultura alemã no município e divulgar para toda região.

Proposição dos Vereadores

Os vereadores Adelar José Richter e José Schneiders (Chico Padeiro), fizeram a proposição na Câmara de Vereadores, que posteriormente, foi aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo, em 1ª e 2ª discussão, na 16ª e 17ª sessão ordinária da 9ª legislatura, respectivamente, nos dias 29 de junho e 06 de julho, data da publicação da lei municipal por parte da Administração Municipal.

Declaração de Utilidade Pública

A Declaração de Utilidade Pública é um benefício regulamentado por meio de Lei. Com a concessão de Utilidade Pública a entidade poderá firmar convênios com o Poder Público. Somente a Administração Pública tem competência para declarar um bem como sendo de utilidade pública. Todavia, nos termos do art. 3º do Decreto-Lei nº 3.365/1941.

Além disso, a concessão do título de Utilidade Pública a entidades, fundações ou associações civis significa o reconhecimento do poder público de que as instituições, em consonância com o seu objetivo social, são sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à coletividade.

Fonte: Assessoria Pref. Missal