Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comitê de Crise de Missal aguarda posicionamento do Estado para a retomada das atividades econômicas

A avaliação da semana foi considerada positiva, onde foram apontadas algumas ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Missal.

  • 14/07/2020
  • Foto(s): Assessoria Pref. Missal
Comitê de Crise de Missal aguarda posicionamento do Estado para a retomada das atividades econômicas

Em mais uma reunião do Comitê de Crise de Missal, por videoconferência, realizada nesta segunda-feira, 13 de julho, foram discutidas as ações que vem ocorrendo no município, bem como, da expectativa do anúncio por parte do Governo do Estado, quanto a prorrogação do prazo com medidas restritivas, ou não.

A avaliação da semana foi considerada positiva, onde foram apontadas algumas ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Missal. Durante a semana, de 06 a 12 de julho, foram 47 atendimentos de quadros de síndromes respiratórias no município. Nesta semana, completam 120 dias de pandemia, ou seja, cerca de 04 meses.

Expectativa

Havia uma expectativa dos integrantes do Comitê, pois, o governo do Estado comunicou que na sexta-feira, 10 de julho, anunciaria quais medidas seriam adotadas, e se as restrições seriam mantidas. Porém, o anúncio foi transferido para a hoje, 14 de julho. O Entendimento dos integrantes do Comitê é da necessidade de retomar as atividades econômicas na região.

Inclusive, a macrorregião Oeste, teve uma redução na taxa de ocupação de leitos de UTI. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Estado, a taxa está em 61%, contando com 131 leitos disponíveis, onde 80 estão ocupados e 51 livres. Mas a taxa de ocupação de leitos de UTI em Foz do Iguaçu, por exemplo, continua alta, com 93,33%, sendo 45 disponíveis, onde 42 estão ocupados, com 03 livres apenas.

Antecipação de Feriado

Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Missal, solicitaram que a Administração antecipe o feriado municipal de 25 de julho, caso o decreto do Governo do Estado seja estendido. A Administração irá aguardar o posicionamento Estadual, e, caso seja necessário, irá avaliar a possibilidade de antecipar o feriado.

Preocupação

O Sargento Donizetti, comandante do Destacamento da Polícia Militar de Missal, relatou que as ocorrências tem sido tranquilas, no entanto, destacou que está havendo uma dificuldade grande para que, algumas pessoas que testaram positivo para Covid-19, permaneçam e respeitem o isolamento domiciliar.

Ainda foi compartilhada a informação de registro de transmissão comunitária no município, reiterando que isso é um fator que faz com que a necessidade de manter as regras de higienização, distanciamento social e o uso de máscara, aumente ainda mais. Além disso, outra dica é evitar aglomerações e festas clandestinas, pois, será aplicada multa de 500 reais ao proprietário e mais 300 reais a cada participante do evento.

As questões relacionadas aos protocolos de medicamentos, também foram atualizadas para conhecimento dos integrantes do Comitê.

Fonte: Assessoria Pref. Missal