DOMINGO, 27 DE SETEMBRO DE 2020
Pancadas de Chuva a Tarde
36º
MÁX
22º
MIN
1020 AM
Rádio Independência
106,5 FM
Rádio São Miguel
93,3 FM
Rádio Terra das Águas
89,7 FM
Rádio Guaíra
820 AM
Rádio Cultura Foz
| Fonte: Melhor com saúde | Fotos: Foto Ilustrativa | 22 de Julho de 2020

Receitas caseiras para combater o mau hálito

Sempre vemos nos comerciais homens e mulheres com o “hálito fresco” depois de ter usado uma pasta dental específica. Mas não é preciso gastar muito com estes produtos que nem sempre contêm ingredientes muito saudáveis. Por isso, se você sofre de halitose, leia o seguinte artigo, onde mostraremos receitas caseiras para combater o mau hálito.

O que é o mau hálito?

O nome médico para o mau hálito é halitose, e é mais frequente do que você pode imaginar, já que afeta a grande maioria da população pelo menos em algum momento da vida.

O mau cheiro na boca pode ser originado por diversas razões, porém o mais comum é a falta de higiene na cavidade bucal, o que ajuda na proliferação de bactérias e causa um processo que gera um cheiro desagradável.

Também se relaciona ao mau hálito a escassez de saliva e a secura da boca. As glândulas salivares secretam este fluído, que é constituído por 99% de água, com propriedades antissépticas e que mantêm a boca limpa.

É mau hálito é realmente muito desagradável, tanto para a pessoa que sofre como para aquelas que estão ao redor. Os afetados tendem a apresentar muita vergonha ou timidez de falar com outras pessoas, pois se sentem sujos ou culpados.

Um pouco mais sobre a halitose

O consumo de alguns alimentos como o café, o álcool, o alho ou a cebola, assim como fumar, “ajudam” a piorar o mau cheiro na boca. Também existem medicamentos que apresentam como um dos efeitos colaterais diminuírem a produção de saliva e apresentar uma boca seca, o que é sinônimo de mau hálito.

Outra das causas pode ser uma dieta pobre em carboidratos. Estes nutrientes se encontram no macarrão, no pão, no arroz e nos legumes e faz com que o corpo utilize as gorduras como fonte de energia.

Mas a razão mais importante e frequente, sem dúvidas, é a proliferação de bactérias. Quando as bactérias estão em excesso na boca, induzem a formação de placa sobre os dentes, produzindo ácidos e compostos voláteis, responsáveis pelo mau cheiro.

Usar dentadura postiça, ter cáries, fazer obturações de baixa qualidade, sofrer com sinusite, infecções ou feridas, diabetes, indigestão e o estresse são outros desencadeantes para a halitose.

Remédios populares para combater o mau hálito

Utilize uma pasta dental que contenha clorofila ou coma balas de hortelã para eliminar o cheiro ruim da boca.
Um remédio natural para combater o mau hálito consiste em comer antes do café da manhã um pêssego amarelo.
Se o problema for devido à gengivite (gengivas inflamadas ou sangrando), é preciso fazer um enxágue bucal com uma mistura de duas colheres de sálvia vermelha com meio litro de água. Ferva, deixe repousando por uns 20 minutos e depois coe.

A salsinha é um excelente remédio para combater o mau hálito. Ferva duas xícaras de água com vários raminhos e dois cravos inteiros. Mexa sem parar. Filtre e utilize como enxaguante bucal duas vezes ao dia.
Misture uma colher de bicarbonato com meia xícara de água e realize um enxágue bucal pela manhã ao se levantar e pela noite antes de ir dormir.
Logo depois de comer, mastigue um cravo de cheiro, canela em ramo ou anis; excelentes para refrescar o hálito.
Bata no liquidificador 250 g de cenouras, 125 g de pepinos e 125 g de espinafre. Beba meio copo depois de cada refeição.
Mais remédios para combater o mau hálito

Remédios naturais contra o mau hálito

Prepare um suco com um pêssego, um quarto de uma manga, meia toranja, meia xícara de água e dois ramos de erva-doce. Extraia o suco da toranja e depois bata tudo no liquidificador. Beba todos os dias ao meio dia.
Prepare uma infusão com uma colher de erva-doce e uma xícara de água, deixe ferver dez minutos e beba depois de cada refeição.
Ferva uma colher de absinto com uma xícara de água fervendo. Tape e deixe esfriar. Beba uma xícara depois das refeições.
Ferva por alguns minutos ¼ de xícara de suco de framboesa. Adicione ¼ de xícara de água, 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta e ¼ de infusão de tomilho. Faça gargarejos e enxágues depois de cada refeição.

Coquetéis para acabar com mau hálito

Ferva duas colheres de sementes de feno-grego com uma xícara de água durante cinco minutos. Tape e deixe esfriar. Beba 1 xícara depois das refeições.
Verta uma colher de tomilho e 1 de orégano fresco em uma xícara de água. Ferva por cinco minutos e depois faça enxágues a cada duas horas. Utilize a mistura o mais quente possível.
Mastigue antes das refeições muitos condimentos como, por exemplo, várias sementes de endro. Outra opção são as sementes de romã.

Dicas para evitar o mau hálito

Evite consumir cebola, pepperoni, queijo, salame, café, doces, vinho e cerveja.
Leve uma escova com você para escovar os dentes depois de comer caso esteja fora de casa, por exemplo.
Beba bastante água para favorecer a secreção da saliva que combate as bactérias nocivas.
Pratique Hatha Yoga: está comprovado que este exercício e a dieta vegetariana fortalecem a capacidade digestiva, o que evita a halitose.
Mastigue chiclete sem açúcar, o que favorece a salivação.
Evite alimentos que sejam muito secos ou fibrosos e aumente o consumo de saladas cruas.
Não passe muito tempo sem ingerir nenhum alimento. Por exemplo, comer uma cenoura no meio da manhã é uma boa opção.

Costa Oeste News Telefone (45) 3565-1022 | Whatsapp (45) 99102-5533
Rádio São Miguel Telefone (45) 3565-1022 | Whatsapp (45) 3565-1022
Rádio Terra das Águas Telefone (45) 3268-8778 | Whatsapp (45) 98818-3666
Rádio Independência Telefone (45) 3264-1713 | Whatsapp (45) 99935-8890
Rádio Guaíra Telefone (44) 3642-1945 | Whatsapp (44) 99118-5606
Rádio Cultura Foz Telefone (45) 3026-8020 | Whatsapp (45) 99827-8200