Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

3 razões para consumir ovos no café da manhã

3 razões para consumir ovos no café da manhã

Que tal um saudável prato de ovos no café da manhã? Achou uma péssima ideia? O que você costuma comer para começar bem o dia?

Se você for daqueles que costuma sair de casa somente com um café e algum pãozinho, o mais provável é que depois de uma hora seu estômago reclame alimento e sua cabeça uma aspirina para a dor de cabeça. Sair de casa bem alimentado é algo essencial para começar o dia com energia, força e combustível para que o cérebro fique alerta e seu estômago esteja bem saciado até a hora do almoço.

Se, além disso, você for daqueles que evita os ovos no café da manhã porque pensa que engordam e aumentam os níveis de colesterol ruim, então reveja essa informação. Temos certeza de que a partir de agora você vai enxergá-los de outra forma. Vamos anotar?

Ovos no café da manhã: saciantes e ideais para sua saúde cardiovascular

O consumo equilibrado de ovos não elevará seu colesterol, nem influenciará nos níveis de lipídios no sangue.

São muitos os estudos que confirmam esta informação como, por exemplo, os publicados na revista American College of Nutrition.

Os ovos fornecem fosfolipídeos e gorduras insaturadas, além de vitaminas e antioxidantes que favorecem a prevenção da arteriosclerose.

De acordo com especialistas, não acontecerá nada se ao longo da semana consumirmos entre 3 a 5 ovos.

Não existe riscos e nosso coração se fortalece, além de ser protegido, desde que essa atitude for acompanhada por uma dieta saudável e equilibrada.

Não será a mesma coisa consumir um ovo cozido, por exemplo, do que ovos fritos com bacon e queijo. Neste último caso, o nível de gorduras saturadas já envolve um risco para a saúde.

Outro dado interessante é que graças à colina presente nos ovos, reduzimos os processos inflamatórios que acontecem por causa da homocisteína ou da proteína C reativa.

Além disso, o consumo regular e equilibrado de ovos cuida de nossa saúde cardíaca e nos protege da osteoporose, do deterioramento cognitivo e da doença de Alzheimer e diabetes tipo 2.

Ovos no café da manhã para perder peso

Os ovos são um dos alimentos mais saciantes que existe. Não há nada melhor do que começar o dia com um omelete com espinafre, por exemplo, para poder passar a manhã com energia e bem-estar até a próxima refeição.
Também não podemos nos esquecer de que os ovos são uma excelente fonte de proteínas, quase equiparáveis com as da carne e superiores às dos laticínios.

É preciso destacar também que as proteínas presentes nos ovos são cadeias de aminoácidos capazes de reparar tecidos como músculos, tendões e ligamentos.

Tudo isso indica que os ovos são uma parte essencial de qualquer dieta de emagrecimento saudável. Uma dieta na qual cuidamos da nossa saúde e também facilitamos a perda de peso.

Ovos para o cérebro e sistema nervoso

Assim como indicamos anteriormente, um dos melhores benefícios dos ovos é que fornecem colina, um composto muito potente que reduz a inflamação cerebral e previne o Alzheimer e que, além disso, permite cobrir as deficiências de ácido fólico.

Além disso, a fosfatidilcolina e esfingomielina presentes nos ovos permitem sintetizar elementos como a acetilcolina que age como neurotransmissor, favorecendo o envio de informação entre os nervos e os músculos.

Formas saudáveis de consumir os ovos no café da manhã

Omeletes de aveia e banana

Ingredientes

1 banana
5 colheres de aveia (50 g)
1 ovo
1 colher de raspas de limão (5 g)

Modo de preparo

Em primeiro lugar, passe a banana pelo espremedor de batatas para obter uma pasta bem fina.
Em seguida, misture essa pasta com a clara e a gema do ovo.
Depois, adicione as raspas de limão e as 5 colheres de aveia. Misture bem até obter uma espécie de pasta compacta.
Por fim, aqueça em uma frigideira bem quente como se fosse uma omelete. O resultado é espetacular.

Ovos com espinafre, morango e passas

Ingredientes

1 ovo cozido
100 g de espinafre fresco
8 morangos
Um punhado de passas

Modo de preparo

Essa “salada” é tão saborosa quanto saciante. Por isso, é ideal para começar o dia e obter boas energias.
Para prepará-la, basta ter pronto um ovo cozido, cortado em lâminas fininhas.
Em seguida, lave bem os morangos e corte-os pela metade.
Também lave os espinafres e coloque-os em uma tigela. Adicione também os morangos, o ovo e as passas.Pronto!
Essa é uma receita rica em fibras, proteínas, vitaminas e vitamina C e B, que permite regular o trânsito intestinal, cuidar de nosso corpo e do nosso coração.
Para concluir, não hesite! Inclua os ovos no café da manhã e cuide de sua saúde!

Sempre combine com os alimentos adequados: é aí que está o verdadeiro segredo.

Fonte: Melhor com saúde