Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Semana Mundial do Aleitamento Materno inicia e reforça a importância da prática

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz desenvolve há 50 anos um trabalho de orientação para os pais dos recém-nascidos.

Semana Mundial do Aleitamento Materno inicia e reforça a importância da prática

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) inicia neste sábado (01) e segue até o dia 08. Mesmo em época de pandemia o assunto precisa ser abordado com o objetivo de conscientizar as mamães sobre a importância do momento. O tema deste ano é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saúdavel.”

LEIA TAMBÉM: Incentivo ao aleitamento materno e orientação é destaque no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz

O leite materno é o principal e mais importante alimento para a criança desde os primeiros dias de vida até o sexto mês. Nele possui a melhor fonte de nutrição infantil e protege a criança de diversas doenças.

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz (HMNSL), em Medianeira, desenvolve há 50 anos um trabalho de orientação para os pais dos recém-nascidos.  A nutricionista do HMNSL, Fabieli Salete Lenz Ten Caten, conversou com nossa reportagem e destacou que o processo possui técnicas que são repassadas para as mães por profissionais capacitados para minimizar as dores e complicações com procedimentos específicos.

Um dos principais fatores que contribuem para a produção do leite materno é a alimentação saudável desde a gestação. A nutricionista reforça que uma dieta baseada em frutas, verduras e bastante líquido faz com a mãe produza mais leite e aumenta a imunidade.

Os cuidados básicos de higiene devem ser reforçados em época de pandemia, mas não é preciso ter medo. Outro destaque é com o ambiente onde vai ser ofertada a mamada, Fabieli destaca que é importante a mãe estar focada no momento para que a criança se sinta confortável e consequentemente facilitar o processo.

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz possui uma ala totalmente separada para atendimento de pacientes com a Covid-19.

Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), e na Campanha Agosto Dourado, que seguirá durante todo o mês, a Secretaria da Saúde do Paraná promoverá cinco palestras, transmitidas ao vivo feitas por meio das redes sociais, direcionadas a profissionais que atuam na área e também às mães.

As cinco “lives” programadas para a SMAM acontecerão das 9h30 às 11h30, pelo canal do youtube, entre 3 a 31 de agosto.

No dia 03, abordará o tema “benefícios do aleitamento materno para a criança, a mulher, a sociedade e o planeta”;  no dia 10, “ o início da lactação e a importância da doação de leite humano”, dia 17 será sobre “aleitamento materno em situações especiais”, no 24,  “estratégias pra promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e no dia 31, “ guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos”.

Fonte: Tatyelle Schunemann