Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Homem tem braço e perna amputados em acidente na BR 277 em Céu Azul

Helicóptero, operacionalizado pelo Consamu, transportou a vítima de Céu Azul até Cascavel

  • 02/08/2020
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Homem tem braço e perna amputados em acidente na BR 277 em Céu Azul

Um homem de 50 anos teve braço e pernas amputados em acidente de trânsito na BR 277 em Céu Azul, na manhã deste domingo (2). Ele seguia sentido Cascavel em uma motocicleta e bateu contra com um Fiat/Siena no Km 633. 

O helicóptero do Programa Parana Urgência, operacionalizado pelo Consamu, foi acionado e rapidamente chegou ao local para socorrer a vítima em estado gravíssimo.

A equipe do serviço aeromédico fez o pouso em área próximo ao Hospital Universitário em Cascavel e de lá ambulância do Siate encaminhou o homem a Centro Especializado em Trauma no HU.

O Consamu destaca a importância do helicóptero aeromédico neste tipo de suporte chamado "golden hour" (hora de ouro) e que aumenta as chances de sobrevida.

A concessionária que administra a rodovia e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) foram mobilizadas no local do acidente.

Uma outra vítima sofreu ferimentos moderados e outras duas ferimentos leves e recusaram encaminhamento hospitalar.

Torniquete

O paciente recebeu torniquete, dispositivo usado para reduzir o sangramento no membro amputado, que foi feito com um sutiã.

Essa ação de alguém que passava pelo local pode ter ajudado a salvar a vida do paciente, explica o Consamu, reduzindo a hemorragia ensanguinhante em que o homem se encontrava.

O Consamu explica que existem dispositivos comerciais para aplicação de torniquete e que podem ser improvisado com camisa, cinturão e agora, como visto, com sutiã. Após a chegada das equipes, o torniquete foi trocado por outro mecanismo.

Ainda segundo o Consamu, controlar hemorragias graves com algum dispositivo ou compressão local diminui a mortalidade por hemorragia na fase aguda do trauma grave e que o torniquete pode ser aplicado em qualquer extremidade.

Fonte: Catve