106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Várias cidades no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina registraram queda de granizo durante um temporal nesta sexta-feira (14). Em Tangará, a cidade mais atingida pela tempestade, há um cenário de guerra, segundo a prefeitura. Outros quatro municípios também foram bastante afetados: Água Doce, Catanduvas; Vargem Bonita e Ibicaré.
LEIA TAMBÉM: Vídeo mostra momento em que tornado toca o chão em Santa Catarina; assista
Conforme o alerta de Defesa Civil de SC, os temporais com raios e casos isolados de granizo começaram por volta de 13h30min. Em Tangará, 80% do município foi destruído, segundo estimativa da prefeitura, que relatou ter moradores feridos, além de casas, empresas e 50% do Hospital Municipal Frei Rogério destelhados.
O meteorologista Leandro Puchalski sugere que as características dos estragos - árvores cortadas e um caminhão tomabado - podem indicar a possibilidade de um tornado ou uma microexplosão no município.
A Epagri/Ciram também emitiu um alerta sobre o risco de pancadas de chuva com temporais localizados com raios, rajadas de vento e granizo. No começo da tarde o fenômeno foi mais intenso no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, mas durante a noite deve chegar também ao Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte catarinense.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil confirma a passagem de tornados em Santa Catarina
Nas redes sociais, moradores compartilharam fotos e vídeos do granizo em cidades como Chapecó, Belmonte e Campos Novos. Não há ainda o registro de danos causados pelas pedras.
Segundo a Defesa Civil, ainda há risco de chuva forte com chance de granizo até a madrugada deste sábado (15) em quase todas as regiões de SC. Por causa da chance de grandes acumulados de chuva em um tempo curto, o alerta cita a atenção para alagamentos pontuais e deslizamentos de terra.
Fonte: NSC Total