Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dicas e remédios caseiros para deixar de roncar

Dicas e remédios caseiros para deixar de roncar

A maioria dos roncos é um sinal de que a pessoa está sofrendo de obesidade ou excesso de peso. Além disso, roncar costuma ser comuns por causa de resfriados, alergias, beber muito álcool antes de dormir ou fumar. Independentemente de qual for a causa, costumam ser muito incômodos para quem tem que suportá-los. De fato, a maioria das pessoas que sofre de roncos tem uma má qualidade de sono já que esse se vê interrompido em várias oportunidades. Embora seja difícil acabar com os roncos de um momento para outro, existem várias formas naturais de eliminar esse problema.

Se os roncos forem muito recorrentes é importante consultar o médico, já que poderiam estar indicando que alguma coisa anda mal no organismo.

Conselhos para prevenir e combater os roncos

Dormir de lado:
Dormir de barriga para cima faz com que a língua e o paladar caiam atrás da garganta, bloqueando o conduto de ar e fazendo com que a pessoa comece a roncar.

Se não for capaz de adotar uma postura de lado ao dormir, alguns truques caseiros, como pôr uma bola de tênis na parte das costas do pijama, podem ser de muita ajuda. A bola gerará desconforto quando ficar de barriga para cima e isso o fará dormir de lado.

Utilizar travesseiros extra

Experimente usar travesseiros extras para que a cabeça fique mais alta do que o resto do corpo, de modo que o conduto de ar fique aberto e assim evite roncar.

Perder peso

Se tiver excesso de peso, é importante considerar todas as possibilidades para perdê-lo, se quiser deixar de roncar. Esse problema de saúde não só diminui a qualidade de vida, como também é uma das causas principais dos roncos.

Deixar de fumar

O hábito de fumar irrita e inflama as vias respiratórias superiores, o que faz com que a pessoa ronque fortemente. Dessa forma, evitar o cigarro é outra boa decisão para deixar de roncar e melhorar a qualidade de vida.

Evitar o consumo de álcool antes de se deitar

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas até 3 horas antes de deitar, faz com que a língua, as amídalas e o céu da boca se relaxem; provocando uma vibração ruidosa cada vez que se respira enquanto se dorme.

Remédios efetivos pra deixar de roncar

Gargarejos com hortelã

Quando os roncos se devem a um resfriado ou a uma alergia, um remédio efetivo é fazer gargarejos com hortelã antes de dormir. Para isso, adicione uma gota de óleo de hortelã em um copo de água fria e faça os gargarejos. Não engula a água. A outra opção consiste em preparar chá de hortelã e fazer gargarejos com o líquido.

Chá de urtiga

Se os roncos forem ocasionados por alergias ou problemas respiratórios, é muito importante aspirar todo o quarto e eliminar o pó e a sujeira. Além disso, beba um chá de urtiga colocando uma colherzinha de folhas secas da planta em uma xícara de água fervendo. Cubra-o e deixe-o repousar por 5 minutos. A urtiga é considerada um anti-histamínico natural.

Cebola

Um clássico remédio para combater os roncos consiste em cortar uma cebola pela metade, adicionar sal por cima e deixá-la sobre um prato perto da cabeceira da cama.

Sal e bicarbonato

Esse remédio ajuda a desentupir o nariz e as vias respiratórias quando se quer deixar de roncar. Para isso, misture 1 xícara de água com 1/2 colher de sal à temperatura ambiente e uma pitada de bicarbonato de sódio. Esse líquido é aplicado com um inalador ou uma pera de borracha nas fossas nasais e se realiza uma lavagem.

Azeite de oliva e arruda

Em suma, coloque 50 gramas de arruda em um frasco hermético e cubra-o com azeite de oliva. Deixa-se repousar a mistura em um lugar escuro durante duas semanas. Logo após esse tempo, aplica-se na ponte do nariz, no pescoço e na nuca antes de dormir.

Fonte: Melhor com saúde