Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

6 hábitos para se recuperar de uma gripe

6 hábitos para se recuperar de uma gripe

Recuperar-se de uma gripe é uma questão de paciência e alguns bons hábitos. Não existem medicamentos para tratar esta infecção viral, mas é possível aliviar alguns dos sintomas. Portanto, não temos outra solução senão cuidar de nós mesmos e descansar. Neste artigo, vamos dizer quais são os hábitos que podem ajudá-lo se recuperar de uma gripe. É importante segui-los para acalmar alguns desconfortos frequentes e evitar complicações.

Hábitos para se recuperar de uma gripe

A gripe é uma infecção aguda das vias respiratórias causada por um vírus. Tem uma intensidade superior a um resfriado e é caracterizada por:

Febre súbita e calafrios.
Dor de cabeça.
Congestão nasal.
Mal-estar geral e cansaço.
Desconforto na garganta.
Dores musculares.
Perda de apetite.
A gripe geralmente dura entre 1 e 2 semanas. Os primeiros dias são aqueles caracterizados por um maior desconforto, enquanto a fadiga e a congestão podem se prolongar até a segunda semana.

Existem vacinas contra a gripe. No entanto, esse vírus tem uma grande capacidade de sofrer alterações, portanto, sua eficácia depende das atualizações contínuas necessárias. Mesmo assim, é uma medida preventiva altamente recomendada para grupos de risco, como idosos e profissionais da saúde.

Descanse e durma

Jovem tentando se recuperar de uma gripe; Para aliviar os sintomas da gripe, é muito importante descansar para permitir que o corpo enfrente a infecção.

Esta primeira dica não serve apenas para acelerar a recuperação. Também é essencial porque a gripe é muito contagiosa, por isso devemos evitar o contato com outras pessoas.

A gripe nos convida a fazer uma pausa. Descansar e dormir o máximo possível permitirá ao corpo um melhor controle de energia. Pelo contrário, continuar com nossa rotina só ajudará a piorar os sintomas e prolongar a doença.

Beba água, sucos e chás

Outra recomendação importante é a hidratação. É essencial ingerir líquidos durante todo o dia, seja água, sucos naturais de frutas e vegetais e chás de plantas medicinais.

No caso dos sucos, podemos escolher frutas e verduras ricas em vitamina C, muito benéfica para combater infecções. Os sucos com acerola, goiaba, salsinha, kiwi, morango, frutas cítricas e pimentão são muito benéficos.

Quanto aos chás medicinais, uma boa combinação seria o de açafrão, porque é antiviral e anti-inflamatório, com gengibre, que ajudaria a diminuir a febre. Você pode tomar esta bebida quente várias vezes ao dia, adoçada com mel ou estévia.

Recuperar-se de uma gripe com a alimentação

Mulher gripada tomando chá; A hidratação frequente e os alimentos adequados permitirão ao corpo reabastecer as energias para lidar com a gripe.

Para se recuperar de uma gripe o mais rápido possível é importante manter uma hidratação e alimentação adequadas durante esses dias. É preciso aumentar o consumo de alimentos com propriedades estimulantes do sistema imunológico. Entre eles, podemos citar:

Espinafre
Repolho
Pepino
Brócolis
Abacate
Aipo
Pimentão

Você precisa de um umidificador?

Se você tiver tosse e congestão, pode precisar do apoio de um umidificador. Este aparelho se conecta à eletricidade e gera vapor a partir da água que é introduzida nele. Dessa forma, permite aliviar um pouco os desconfortos da gripe.

Além disso, alguns umidificadores também são aromatizadores. Ou seja, você pode adicionar óleos essenciais puros que ajudarão na recuperação. Alguns exemplos são eucalipto, pinho, hortelã, limão, árvore do chá ou lavanda.

Quer mais dicas? Então leia: Você tem congestão nasal? Diga adeus com estes 7 remédios com plantas

Alguns remédios naturais eficazes

Mel e própolis; Alguns remédios, como o própolis, melhoram a imunidade e favorecem o alívio dos sintomas.
Devemos lembrar que a gripe é causada por um vírus; portanto, os antibióticos não melhoram os sintomas ou aceleram a recuperação. Além disso, também não se deve tomar aspirina.

Em vez disso, podemos fortalecer o sistema imunológico, acelerar a cura da gripe e ajudar a aliviar os sintomas com os seguintes remédios:

Vitamina C
Zinco
Equinácea
Própolis
Sabugueiro

Paciência para se recuperar de uma gripe

Finalmente, o último remédio de que precisamos é paciência. Às vezes, a gripe é a desculpa perfeita para obter aquele descanso tão necessário. É preciso lembrar que, se você sofre de estresse com frequência, seu sistema imunológico fica mais fraco e seu corpo fica mais suscetível a doenças. Portanto, recuperar-se de uma gripe significa fazer uma pausa para passar pelo menos uma semana em casa. Com paciência, dieta e bons conselhos e remédios, você vai superá-la e, depois, vai se sentir renovado e cheio de energia

Fonte: Melhor com saúde