Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministério Público do Paraná, MPF e MPT se unem contra retorno das aulas presenciais

Ministério Público do Paraná, MPF e MPT se unem contra retorno das aulas presenciais

O Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac Paraná) emitiu comunicado contra o retorno às aulas presenciais no estado, devido à pandemia. Segundo o documento, publicado nessa quinta-feira, 10, essa é uma “possibilidade aventada pela rede particular de ensino”.

O Giac Paraná é formado por membros do Ministério Público do Paraná (MPPR), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O grupo foi criado pela Procuradoria-Geral da República.

A responsabilidade pela saúde de todos é do Estado (lato sensu), conforme dispõe o art. 196 da Constituição Federal, bem como a responsabilidade pela prestação do serviço de educação no país é do poder público e, nos termos do artigo 209 da CF, a iniciativa privada está sujeita ao regramento público”, diz o documento.

Em Foz do Iguaçu, decreto da prefeitura permite parcialmente aulas presenciais na rede privada. Também há liberação em outras cidades paranaenses.

O comunicado conjunto do Ministério Público no Paraná ressalta, ainda, o “entendimento no sentido de ser precipitado e de elevado risco, neste momento, o retorno às aulas presenciais, pelas razões antes elencadas, acrescidas, ainda, da necessidade de aperfeiçoar o Protocolo de Retorno, especialmente porque não é possível concluir que há garantia formal de que todas as medidas nele postas sejam possíveis de serem implementadas.”

Clique para ler o documento na íntegra.

Fonte: APP SINDICATO Com informações do Ministério Público do Paraná