Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Balanço apresenta redução em números de incêndios a campo em Santa Helena e região, diz comandante

Na região oeste os incêndios em 2020 estão mais controlados.

  • 15/09/2020
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
Balanço apresenta redução em números de incêndios a campo em Santa Helena e região, diz comandante

Meses como Julho, Agosto e Setembro são os mais propícios a queimadas em todo o Paraná e por conta disso, com o objetivo de conscientizar, prevenir e preparar para o combate aos incêndios florestais no Estado, o Corpo de Bombeiros desenvolve a “Operação Quati João” e o resultado dos trabalhos surtem efeitos.

Ao contrário de 2019, este ano houve redução considerável nos números de incêndios em campo. Na região oeste, conforme o comandante do Quartel do Corpo de Bombeiros em Santa Helena, 2º Ten. QOBM Jessé Marcelo Winck, os incêndios em 2020 estão mais controlados.

Durante os três últimos meses, apenas seis ocorrências foram atendidas e desde de Janeiro até Setembro, foram registradas apenas 15 ocorrências. Já em 2019, 51 ocorrências mobilizaram os militares e agentes civis, o que mostra que em 2020 houve uma queda nos atendimentos de incêndios ambientais.

Conforme o tenente Jessé, um dos fatores que contribuíram para a redução nos números de incêndios em campo foi o Decreto Nº 10.424, de 15 de julho de 2020, que proíbe o emprego de fogo em áreas rurais por um período de 120 dias.

"Mesmo com o baixo número de ocorrências de incêndios florestais, é importante relembrar que ainda estamos em um período crítico em virtude do clima seco e é importante seguir as orientações de prevenção à incêndios", diz o comandante.

Ouça a entrevista com o comandante no áudio abaixo.

Fonte: Rodrigo Cardoso