Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Onça parda é filmada passeando em Foz do Iguaçu

Instituto Onças do Iguaçu informa que animal não representa risco para a população, mas orienta para evitar estressar o animal se visualizado novamente.

  • 16/09/2020
  • Foto(s): Redes Sociais
Onça parda é filmada passeando em Foz do Iguaçu

Uma onça parda foi filmada durante um passeio pelas ruas da Vila A, em Foz do Iguaçu, na madrugada desta terça-feira (15). O animal foi flagrado por câmeras de segurança da Rua Cotia.

Segundo o Instituto Onças do Iguaçu, o animal é um jovem que provavelmente está deixando a companhia da mãe. Eles acreditam que a onça tenha saído da mata que tem próximo ao local onde foi visto e já pode ter retornado ao seu habitat.

A coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, informou que o felino não representa risco para a população. No entanto, orienta que é necessário tomar cuidado para não estressar a onça, evitando perseguição com veículo, ou de outra forma, sem necessidade. Se estiver a pé, não precisa correr, basta fazer algum tipo de barulho, como bater palma, que ela irá se afastar. (Ouça abaixo)

“Não tem um perigo imediato, mas é necessário prestar atenção, tomar cuidado e ter respeito pela vida selvagem e pelo animal” salienta. O Instituto irá continuar monitorando as imediações para detectar se a onça irá retornar ao local.

Se alguém visualizar o felino novamente pode entar em contato pelo telefone 9 9809 7698. Também é possível entrar em contato com a Polícia Ambiental, Força Verde, o telefone é (45) 3529-9045.

NOTA DA ITAIPU SOBRE A ONÇA AVISTADA NA VILA A

A Itaipu Binacional vem a público informar que a onça-parda avistada na Vila A, em Foz do Iguaçu, com imagens captadas por câmeras de segurança, nesta terça-feira (15), é uma espécie que ocorre nos ambientes naturais da região e em todos os biomas brasileiros. Estes animais esporadicamente podem sair de seu habitat natural e adentrar em ambientes urbanos quando estão à procura de novos territórios. Existem relatos de aparições semelhantes à da Vila A em diferentes regiões do território nacional.

Embora a Itaipu não tenha responsabilidade ou controle da ocorrência do animal em ambientes naturais ou urbanos, a empresa coloca o seu quadro técnico à disposição das autoridades para colaborar, na medida do possível, com ações de educação ambiental e de orientação à população.

A Itaipu esclarece ainda que desenvolve programas de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, como onças-pintadas, harpias e antas, entre outros, com resultados positivos para a conservação. Estes animais, no entanto, vivem em ambientes controlados, monitorados por profissionais capacitados, como biólogos e médicos-veterinários, e participam de programas conservação e de educação ambiental.

Caso aviste uma onça, a primeira orientação é chamar imediatamente a Força Verde pelos telefones (45) 3575-2424. Em seguida, siga as instruções:

– Mantenha a calma, não grite, não faça movimentos bruscos e não se movimente em direção ao animal. Ele naturalmente tende a fugir de seres humanos.
– Nunca tente se aproximar do animal. Deixe-o continuar o seu trajeto.
– Nunca saia de um local seguro para visualizar melhor o animal, nem para fazer registros como fotografias ou filmagens.
– Caso esteja a pé, não vire de costas para a onça; mantenha o contato visual, mas sem ser diretamente nos olhos do animal.
– Levante os braços sem movimentos bruscos e, caso esteja com criança, a coloque sobre os ombros, para parecer maior e ser reconhecido como um humano; afaste-se lentamente até alcançar distância ou local seguro.
– Apenas caso seja acuado pelo animal e sem possibilidade de sair do local, utilize algum dispositivo sonoro, como apito ou buzina; na falta de um dispositivo, grite e bata palmas para se defender e assustar o animal. Não o assuste sem necessidade.

Fonte: Rádio Cultura Foz