Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Os efeitos do ômega 3 no cérebro

Os efeitos do ômega 3 no cérebro

Você já ouviu falar sobre os efeitos do ômega 3 no cérebro? O ômega 3 é um ácido graxo essencial para o nosso corpo. É encontrado principalmente em peixes oleosos, oleaginosas e óleos vegetais, mas também pode ser ingerido na forma de suplemento.

De acordo com informações publicadas na ‘Annual Review of Food Science and Technology‘, seu consumo regular traz muitos benefícios à nossa saúde. Prova disso são suas propriedades anti-inflamatórias, além da sua capacidade de reduzir o risco de várias doenças crônicas.

Em relação a este último ponto, várias pesquisas determinaram que esse nutriente é benéfico para as funções cerebrais e cognitivas. Por tudo isso, hoje queremos compartilhar mais detalhes sobre os efeitos do ômega 3 no cérebro.

Ácidos graxos ômega 3 e seus efeitos no cérebro

Existem estudos que relacionam a baixa ingestão de ômega 3 a um desempenho cerebral prejudicado. Aparentemente, estes ácidos graxos são nutrientes essenciais para as células do cérebro se ligarem às membranas celulares.

Consumir esses ácidos graxos regularmente melhora o funcionamento dos receptores de neurotransmissores, conforme detalhado nas informações divulgadas na ‘Biomolecules & Therapeutics’. A literatura científica também relaciona a deficiência de ômega 3 com o aparecimento de distúrbios cognitivos, como depressão e transtorno bipolar.

No entanto, são necessários mais artigos científicos para estabelecer resultados conclusivos. Apesar disso, hoje em dia muitos tratamentos dos processos cognitivos se concentram em mudanças na microbiota e na suplementação com ômega 3.

Alimentos fonte de ômega 3

O consumo de ácidos graxos ômega 3 tem sido positivamente relacionado a uma melhor função cognitiva. Atualmente, este tema ainda está sendo estudado.
Ômega 3 e ômega 6
Um aspecto muito importante que devemos levar em consideração na dieta é o equilíbrio dos ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Os primeiros são precursores de moléculas anti-inflamatórias, enquanto os segundos são precursores de moléculas inflamatórias. Por esse motivo, a proporção de 1: 1 deve ser mantida para evitar processos de inflamação no corpo.

Os alimentos processados ??????costumam ser ricos em ácidos ômega 6, enquanto os peixes oleosos e os óleos vegetais são ricos em ácidos ômega 3. A dieta atual provoca um desequilíbrio entre os dois ômegas, devido à popularidade dos alimentos processados ??????e do fast-food.

Portanto, é importante aumentar o consumo de alimentos frescos e naturais. Peixes oleosos, oleaginosas e óleos vegetais são elementos essenciais na dieta para aumentar a ingestão de ácidos graxos ômega 3 e tentar recuperar o equilíbrio de gorduras.

Você também pode se interessar: O impacto do ômega 3 na pressão alta: tratamento e efeitos colaterais

Suplementos de ômega 3

É comum fazer uso da suplementação de ômega 3 em várias situações. No mundo do esporte, por exemplo, esses suplementos são usados ??????nos processos associados a lesões para mitigar a inflamação. Além disso, em adultos saudáveis, eles podem ser utilizados visando a prevenção de doenças complexas a médio ou longo prazo.

Da mesma forma, e tendo em vista os artigos mais recentes da literatura científica sobre o assunto, este pode ser um complemento significativo nos processos relacionados a distúrbios ou deficiências cognitivas. Sua combinação com prebióticos e probióticos pode ser interessante para tratar alguns processos relacionados à depressão, por exemplo.

Os suplementos de ômega 3 são ideais para obter esse nutriente em situações especiais, como doenças ou a prática de alguns esportes.
Duas porções de peixes oleosos por semana
Para garantir o suprimento correto de ácidos graxos ômega 3, o consumo de peixes oleosos é essencial. Até alguns anos atrás, a ingestão desse alimento era limitada, pois temia-se que ela tivesse um impacto no perfil lipídico. Hoje, no entanto, sabe-se que a ingestão de gorduras mono e poli-insaturadas não apenas não aumenta os níveis de colesterol, mas também pode reduzi-los.

Portanto, a recomendação atual é de consumir pelo menos 2 porções de peixes oleosos por semana. Isso precisa ser combinado com o consumo regular de óleo vegetal cru. Submeter os óleos a altas temperaturas causa a perda de alguns de seus nutrientes e propriedades.

Além disso, o superaquecimento dos óleos gera processos que levam, a médio e longo prazo, ao surgimento de resíduos tóxicos para o organismo, como a acrilamida.

Conclusão sobre os efeitos do ômega 3 no cérebro

O consumo regular de ácidos graxos ômega 3 é essencial. Além disso, é necessário reduzir a ingestão de produtos processados ??????e aumentar a de alimentos frescos e naturais para recuperar o equilíbrio entre os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.

Esses tipos de ácidos graxos têm a capacidade de impedir o aparecimento de certas doenças cognitivas; pelo menos é isso que mostra a literatura científica atual. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar essa característica.

Apesar de todos esses benefícios, é necessário ter em mente que a gordura é um nutriente altamente calórico. Por esse motivo, seu consumo deve fazer parte de uma dieta calórica normal e equilibrada. Dessa forma, será possível evitar o ganho de peso e doenças associadas.

Fonte: Melhor com saúde