Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Nova lei abre caminho para Brasil quintuplicar produção de peixes de cultivo

Medida que facilita cessão onerosa de águas da União permitirá incremento na produção de 3 milhões de toneladas por ano.

Nova lei abre caminho para Brasil quintuplicar produção de peixes de cultivo

A recém aprovação da medida provisória dos bens públicos (MP 915/19) validada pelo Senado e convertida na Lei 14.011/20, tem tudo para mudar o patamar da piscicultura no Brasil, setor que no ano passado produziu 758 mil toneladas de peixes de cultivo e registrou um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 6 bilhões.

Uma das mudanças é que a MP facilita o processo de cessão onerosa de águas da União para a criação de peixes. “É uma nova fronteira que se abre e vai possibilitar um incremento de produção de 3 milhões de toneladas por ano e um aumento o VBP da piscicultura para R$ 18 milhões [no mesmo período]”, diz Francisco Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR).

Na piscicultura, a Lei 14.011/20 facilitou os procedimentos para avaliação das solicitações de empreendedores com interesse de cultivar peixes nas águas da União, sobretudo em lagos de hidrelétricas. Antes da medida, o trâmite levava entre sete e dez anos.

“Nós desburocratizamos e digitalizamos o processo para que os interessados possam fazer tudo da sua casa sem a necessidade de ir a uma Superintendência Federal da Agricultura”, afirma Jorge Seif Júnior, secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura. “Estamos trabalhando na ampliação da cessão destes corpos hídricos para produzir peixe. Não tem lógica ter tantas hidrelétricas sem cultivar nada”, acrescenta.

Antes da nova lei, a via sacra começava com o interessado protocolando o pedido no Ministério da Agricultura. Este, por sua vez, mandava a requisição para verificação da Marinha, que fazia a vistoria e dizia se atrapalhava ou não a navegação. Vencida esta etapa, o processo seguia para a Agência Nacional de Águas (ANA), a responsável por outorgar o uso da água para produção no local.

Na sequência, o pedido caminhava para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que checava a documentação para saber se a pessoa estava habilitada, além de determinar o quanto o requerente deveria pagar para o uso do espaço. Daí, o processo voltava para o Ministério da Agricultura, que abria uma licitação que seguia os mesmos protocolos dos leilões de bacias de campos de petróleo.

O governo federal formava uma comissão de licitação, marcava data e envio de envelopes. “Mas não tinha concorrência, porque só participa da licitação quem entrou com o processo para ser analisado. E não existia conflito de área, porque o ministério descarta na hora os pedidos que coincidiam com áreas já solicitadas”, explica Medeiros.

Agora, com a MP dos bens públicos, o trâmite foi facilitado, excluindo o processo de licitação. “A SPU analisa e emite um contrato de cessão onerosa por determinado período, que é encaminhado ao Ministério da Agricultura, que é quem chama a pessoa para assinar”, acrescenta o presidente da Peixe BR.

A simplificação dessa etapa pode mudar totalmente o patamar do agronegócio brasileiro no que se refere à piscicultura. “As 1.600 solicitações para produzir em águas da União representarão um incremento de produção de 3 milhões de toneladas por ano, que somadas às 758 mil toneladas de peixes produzidas no ano passado quintuplicaria a produção nacional”, destaca Medeiros.

Isso ajudaria a corrigir a seguinte contradição: o Brasil, um dos maiores detentores de recursos hídricos do mundo, importar boa parte do pescado que consome (ano passado foram 322 mil toneladas) de outros países."O mais caro na produção de peixe é a terra, mas se a União tem águas improdutivas e cede um para o produtor um corpo hídrico, ele produz, gera emprego no Brasil, movimenta fábrica de rações e logística, indústria de beneficiamento" Jorge Seif Júnior, secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura

Celeridade

Camilo de Moraes Diógenes, 47 anos, é piscicultor há 18. Desde 2013, ele pleiteia junto ao Ministério da Agricultura a autorização para produzir 4 mil toneladas de tilápia no reservatório da hidrelétrica de Boa Esperança, que fica no município de Guadalupe (PI). “O processo deveria ser concluído por agora, mas foi impugnado devido à mudança da legislação”, diz.

                 

 Camilo de Moraes Diógenes é piscicultor há 18 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

No ano passado, Diógenes produziu 1.380 toneladas no espaço que pleiteia. Com a nova lei, sua expectativa é de que os trâmites ganhem celeridade e ele consiga a cessão onerosa das águas da União para aumentar a produção e regularizar sua situação. “Na lei antiga, o processo era extremamente demorado, o que impedia o acesso ao crédito e reduzia significativamente a velocidade de crescimento do setor, bem como a geração de empregos e o aumento da oferta de proteína de qualidade”, diz.

Segundo o último relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura (FAO) sobre aquicultura (cultivo de organismos aquáticos em condições controladas) e pesca, a tendência do mundo para os próximos anos é o aumento dos peixes de cultivo e a diminuição da pesca extrativa por causa dos limites ambientais.

Fonte: Globo Rural