Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraguai anuncia reabertura total da Ponte da Amizade a partir da próxima semana

Segundo a imprensa paraguaia, a reabertura vai acontecer no dia 29 de setembro, próxima terça-feira.

  • 22/09/2020
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
  • Região
Paraguai anuncia reabertura total da Ponte da Amizade a partir da próxima semana

O governo do Paraguai anunciou a reabertura total da Ponte da Amizade a partir da próxima semana. De acordo com a imprensa paraguaia, a data será na terça-feira, dia 29 de setembro. A abertura total ocorrerá por um período de três semanas para teste. Um acordo deverá ser realizado com o governo brasileiro.

A informação foi confirmada pela Diretora de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola.  A abertura total inclui flexibilização para atividades turísticas e comerciais. No protocolo inicial estava previsto apenas flexibilização para atividades comerciais.

Segundo o protocolo aprovado, será habilitado uma área de trânsito para o ingresso e saída de pessoas na cabeceira da Ponte, até as cidades de Cidade do Lete, Hernandárias, Presidente Franco e Minga Guazú. O horário de acesso será entre 5h e 14h. A saída deve ocorrer até às 16h.

Após três semanas, será realizada uma análise epidemiológica para avaliar se houve alterações nos números de infectados e internados durante o período. Além disso, será avaliado se a população está seguindo os protocolos de segurança epidemiológico pré-estabelecido. Diante dos resultados, será decidido se a ponte continuará aberta ou não.

Haverá barreiras sanitárias no KM 30, além de outras em Hernandárias e Presidente Franco. Estas barreiras irão garantir que não haja dispersão das pessoas que entram no Paraguai e acessem outras áreas além do microcentro de Cidade do Leste.

Manifestação

O anúncio foi feito pelo governo paraguaio após a manifestação que ocorreu na manhã desta terça-feira, 22, na cabeceira da Ponte da Amizade, em Cidade do Leste. A manifestação foi pacífica e envolveu setores do comércio, taxistas, mototaxistas, entre outros.

Fonte: Agência IP/Rádio Cultura Foz