Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

5 causas do envelhecimento precoce

5 causas do envelhecimento precoce

Em mais de uma ocasião, encontramos pessoas que parecem ter menos idade do que realmente têm; e a pergunta que fazemos é: o que essa pessoa faz para parecer cada vez melhor? Será que temos envelhecimento precoce?

O que não pensamos é que talvez essa pessoa tenha um estilo de vida saudável.

Um estilo de vida saudável pode incluir muito fatores, como alimentação, exercício físico, cuidados com a pele e, principalmente, a forma de enfrentar os diferentes problemas que ocorrem na vida diária. Sendo assim, é preciso levar em conta que caso sigamos estilos de vida inadequados, os resultados serão totalmente opostos ao anterior.

Ao levar um estilo de vida ruim, a aparência e a saúde das pessoas vão revelar muito mais idade. E, além disso, os maus hábitos podem acelerar o processo de envelhecimento. Então, a seguir te convidamos a conhecer os gatilhos mais comuns de envelhecimento precoce.

A infelicidade

Em primeiro lugar, o fato de ter uma excelente saúde mental tem um impacto favorável sobre a nossa aparência física. Quando vivemos de mau humor, e sem razões aparentes para demonstrar alegria, é comum demonstrar muita amargura em nosso rosto. Assim, vamos acabar parecendo mais velhos.

Por outro lado, se a nossa atitude perante a vida for otimista, estivermos contentes e sorrindo para os problemas, buscando o lado bom da vida, vamos ter uma aparência mais jovial e, assim, será possível prevenir o envelhecimento precoce.

O estresse causa envelhecimento precoce

Estresse ajuda no envelhecimento precoce
Antes de mais nada, o estresse é uma condição que está crescendo a cada dia e é listado como o mal do século XXI, sendo uma das principais causas do envelhecimento precoce nos últimos anos.

Os efeitos mais devastadores do estresse são, por exemplo:

A perda de cabelos;
O aparecimento de rugas.
Portanto, a melhor coisa que podemos fazer é tentar evitar situações que desencadeiam o estresse.

Além disso, precisamos deixar de lado todos os fatores que são motivo de preocupação – que na maioria dos casos não têm a gravidade e a importância que damos – e para os quais é possível ter uma solução eficaz e rápida.

Falta de exercício

O simples fato de praticar um pouco de exercício físico faz com que tenhamos e nos sintamos com mais vitalidade, o que nos dá uma aparência muito mais jovem e saudável.

Praticar exercício regularmente traz uma série de benefícios para a saúde, como, por exemplo:

Previne a obesidade;
Melhora a circulação do sangue;
Aumenta a capacidade respiratória.
Além disso, também ajuda a manter a pele muito mais saudável, com uma aparência mais saudável, jovem e fresca.

Uma má alimentação

Uma má alimentação ajuda o envelhecimento precoce; O excesso de comidas ricas em gorduras e pobres em nutrientes não proporciona nenhum benefício para o nosso corpo, pelo contrário, pode trazer sérias consequências para a saúde e a aparência em geral.

Dessa forma, para manter a juventude é necessário ter uma dieta rica em frutas e legumes, carnes magras ou sem gorduras e tomar a quantidade necessária de água.

Uma alimentação que inclua estes alimentos, juntamente com outros, com propriedades iguais ou maiores, será de grande ajuda para manter a pele e o cabelo com excelente condições.

Não descansar o suficiente contribui para o envelhecimento

Ter um período de descanso adequado todas as noites é muito importante para que as células se recarreguem com novas energias, e, assim, consigam se manter fortes e saudáveis.

Para um descanso restaurador, é necessário dormir pelo menos oito horas por dia. Sendo assim, quando você não consegue dormir adequadamente, existe o risco de causar um rápido avanço no processo de envelhecimento.

Fonte: Melhor com saúde