Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeito de São Miguel do Iguaçu é preso preventivamente durante Operação 'Viação Fantasma'

A investigação é sobre uma organização criminosa suspeita de diversas fraudes envolvendo processos licitatórios no município.

  • 23/09/2020
  • Foto(s): Gerson Kaiser
Prefeito de São Miguel do Iguaçu é preso preventivamente durante Operação

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), através da Deccor (Divisão de Combate à Corrupção) e o Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriram na manhã desta quarta-feira (23), em São Miguel do Iguaçu, 12 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão e duas prisões em flagrante por porte ilegal de arma de fogo durante a Operação “Viação Fantasma”.

A investigação é sobre uma organização criminosa suspeita de diversas fraudes envolvendo processos licitatórios no município. O prejuízo aos cofres públicos passa de R$ 8,6 milhões. 

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na prefeitura de São Miguel do Iguaçu, na residência e chácara do prefeito Cláudio Dutra e na casa do secretário municipal de Administração, Valdecir Lago. O mandado de prisão preventiva era contra o próprio prefeito e foi cumprido, sendo o mesmo conduzido a sede do GAECO em Foz do Iguaçu.

As medidas cumpridas nesta data foram requeridas ao Tribunal de Justiça do Paraná pela Subprocuradoria Geral de Justiça do MPPR com base em investigação realizada pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção da PCPR, a qual contou anteriormente com duas fases batizadas de operação “Rota Oculta”, deflagradas em setembro de 2018, também pela PCPR. Na época, dezoito mandados de busca foram cumpridos e seis pessoas foram presas suspeitas de envolvimento em fraude na contratação de empresa para prestação de serviços de transporte escolar em São Miguel do Iguaçu.

No curso das diligências foi possível identificar fraudes na cobrança de quilometragem não rodada, direcionamento de procedimentos de licitação, utilização de “laranjas” na constituição de empresas e pagamentos de propina para servidores públicos e agentes políticos.

As empresas comandadas pelo bando participaram e venceram diversas licitações no ramo do transporte, sendo que, até o momento, foi constatado prejuízo de R$ 8.646.176,42 aos cofres públicos.

Flagante

Foi preso em flagrante, durante o cumprimento dos mandados, o chacreiro da propriedade rural do prefeito por porte ilegal de arma de fogo. No local foi encontrada uma espingarga calibre .12, sem registro.

Fonte: MPPR/CO News