Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Usina de Itaipu prepara Natal de Luz com projeção mapeada no prédio da Catedral da Vila A

Sustentável e inovadora, a programação de Natal deste ano vai encantar moradores de Foz do Iguaçu e turistas.

  • 23/09/2020
  • Foto(s): Natal de Foz 2019: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional / Catedral da Vila A: Nilton Rolin/Itaipu Bina
Usina de Itaipu prepara Natal de Luz com projeção mapeada no prédio da Catedral da Vila A

A Itaipu Binacional está preparando uma grande surpresa para presentear a população e os turistas que visitam Foz do Iguaçu: a mais inovadora e sustentável festa natalina já feita pela usina.

O terreno da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe será o ponto focal da programação do Natal de Luzes, que prevê projeção mapeada diária, sempre das 20h às 24h, mesclando a história de Foz, seus atrativos, a diversidade de etnias e a magia da festa natalina.

A mudança de endereço, do Gramadão da Vila A para as instalações da Catedral, se deve ao início das obras naquele espaço, agora em outubro.

A programação está prevista para começar no dia 5 de dezembro e se estender até o dia 21.

Surpresa e aproximação

Para o padre Clodoaldo Isidoro Frassetto, a escolha da área da catedral foi uma grata surpresa e uma grande oportunidade para se aproximar mais da comunidade. O local, pouco a pouco, está virando um ponto de turismo religioso. “Num momento de pandemia, todos precisam de mensagens de amor e renovação. E é isso que queremos passar para as pessoas”, afirma.

“Tudo está sendo preparado com muito carinho, como uma mensagem de esperança para nossa gente que tanto trabalha e merece também momentos de magia e reflexão”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Projeção

A técnica de projeção mapeada permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que antes é mapeada por um software. Enquanto a projeção plana não permite a manipulação da luz, a mapeada - ou video mapping - permite que a luz seja direcionada exatamente para a área que receberá o conteúdo visual, criando a ilusão de que o vídeo se encaixa na estrutura.

Na Catedral, a projeção será feita em três faces - frontal e duas laterais -, em diferentes ângulos e perspectivas, por isso será possível ver o espetáculo de diversos pontos da cidade ou no próprio local.

Além do mapeamento, a área da Catedral receberá decoração temática de luzes, com Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos, além de barraquinhas de artesanato.

Todos os protocolos sanitários estão sendo adotados para evitar aglomeração. “É um evento cristão, mas que, sem dúvida, encanta a todos. É uma festa para toda a família”, acrescenta Silva e Luna.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional