Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Delegado chefe da Polícia Federal destaca importância da Base do Nepom para Santa Helena e região de fronteira

De acordo com Biasoli, esta será a terceira Base do Nepom na região de fronteira às margens do Lago de Itaipu.

  • 23/09/2020
  • Foto(s): Rodrigo Cardoso
Delegado chefe da Polícia Federal destaca importância da Base do Nepom para Santa Helena e região de fronteira

Nesta quarta-feira (23), uma Audiência Pública em Santa Helena tratou sobre a supressão de árvores onde darão lugar a edificação de uma Base do Nepom – Núcleo Especial de Polícia Marítima, da Polícia Federal.

O encontro contou com a presença de servidores da administração municipal, lideranças locais e do delegado chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Roberto Biasoli. Na área localizada ao lado do Porto Internacional, deverão ser retiradas cerca de 53 árvores, dentre as espécies Louro, Ipê Rosa, Embaúba, Sapuva, Pau Leiteiro e Canela Preta.

Em contrapartida, o município deverá fazer o plantio de aproximadamente 530 árvores, segundo as normas do Istituto Água e Terra – IAT, onde estabelece que para cada árvore suprimida, dez devem ser replantadas. Na audiência ficou deliberado e aprovado pelos participantes a supressão das árvores e o município fará o plantio das espécies em uma área localizada no distrito de São Clemente.

              Estrutura da futura Base do Nepom em Santa Helena

A Base do Nepom compreenderá um barracão de aproximadamente 500 m² com guarita de 3 m², execução de cerca paliteiro, portão de acesso principal e portão de acesso de pedestres. Em entrevista ao Costa Oeste News, o delegado chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Roberto Biasoli, destacou que já existe um efetivo policial auxiliando nas atividades administrativas junto ao Porto Internacional, mas que ao longo dos anos, viu-se a nescessidade da instalação de uma base policial em Santa Helena e, com isso, a disponibilização de um efetivo maior de agentes.

De acordo com Biasoli, esta será a terceira Base do Nepom na região de fronteira às margens do Lago de Itaipu, se somando as bases de Foz do Iguaçu e Guaíra. O local será equipado com embarcações, veículos, rádios comunicadores, armamentos, equipamentos de visão noturna e termal, com o objetivo de combater os crimes transfronteiriços em toda a região.

Fonte: Rodrigo Cardoso