Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraguai decreta estado de emergência hídrica nos rios Paraguai e Paraná

Os rios do país passam por uma baixa histórica, prejudicando o comércio de transporte fluvial.

  • 25/09/2020
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
  • Região
Paraguai decreta estado de emergência hídrica nos rios Paraguai e Paraná

O governo do Paraguai decretou na quinta-feira “estado de emergência hídrica” nos rios Paraná e Paraguai, devido ao baixo nível de água que dificulta a navegação comercial.

O Decreto 8084 chama indica ainda, que o Ministério de Obras Públicas e Comunicações faça a gestão para manter as condições de navegação.

O setor de navegação exigiu celeridade do governo para o início da dragagem do Rio Paraguai, estimado para novembro. Os rios do país passam por uma baixa histórica, prejudicando o comércio de transporte fluvial.

O diretor do Centro de Armadores Fluviais e Marítimos do Paraguai (CAFyM), Esteban Dos Santos, disse que se o governo não tomar ações rápidas para minimizar os efeitos da estiagem, o setor sofrerá perdas elevadas.

Jorge Vergara, do Ministério de Obras, afirmou que as obras no Rio Paraná começarão em novembro, se não haver atraso no processo de licitação e homologação.

Na quinta-feira (24), o nível do Rio Paraguai, que corta a capital Assunção até a fronteira brasileira com o Mato Grosso do Sul, chegou a meno de 0,03 metros, o mais baixo desde 1971, quanto foi registrado 0,14 metros, conforme dados da base hidrométrica do Porto de Assunção, confirmado pela Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP).

Fonte: Rádio Cultura Foz