Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo Federal garante recursos à saúde de Foz para reabrir Ponte da Amizade

Vice-prefeito Nilton Bobato se reuniu com Ministérios para discutir protocolo de reabertura da fronteira.

  • 29/09/2020
  • Foto(s): Arquivo/Itaipu Binacional
Governo Federal garante recursos à saúde de Foz para reabrir Ponte da Amizade

O Governo Federal se comprometeu a fornecer insumos e pagar parte do custo do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu para reabrir a Ponte Internacional da Amizade. A proposta foi apresentada pelo Ministério da Saúde ao vice-prefeito Nilton Bobato, que se reuniu com representantes do Governo Federal em Brasília na última segunda-feira, 28.

Segundo Bobato, o Ministério reconhece que, com a abertura da Ponte, o sistema de saúde em Foz poderá ficar sobrecarregado correndo o risco do colapso. “O Governo Federal nos garantiu que irá renovar a habilitação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já existentes, além de garantir que poderá habilitar mais 20 leitos se for necessário” informou o vice-prefeito. Além disso, o Ministério da Saúde informou que pode fornecer equipamentos.

Por outro lado, o Governo Federal não terá condições de disponibilizar profissionais de saúde para atuar em Foz. “Porém, nos informou que não poderá garantir a ajuda com recursos humanos, que é um dos nosso principais problemas para ampliação de leitos” disse Bobato. (Áudio 1 abaixo)

Bobato também informou que o Governo Federal se comprometeu a levar em conta as reivindicações de Foz do Iguaçu para definir o protocolo de segurança sanitária que será implantado em parceria com o Paraguai. “O Governo se comprometeu a manter Foz informada e ouvida em todas as fases da negociação” disse o vice-prefeito.

Nilton Bobato disse que a prefeitura de Foz reconhece que a reativação econômica da fronteira necessita da reabertura da Ponte. Porém, demonstrou a preocupação para que o protocolo seja bem definido para garantir que o sistema de saúde não seja colapsado. (Áudio 2 abaixo)

Fonte: Rádio Cultura Foz