Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Grupo de estudos ajuda a combater desinformação durante período eleitoral

O Gralha Confere é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral que responde dúvidas via aplicativo de mensagens

  • 01/10/2020
  • Foto(s): Divulgação/TRE-PR
Grupo de estudos ajuda a combater desinformação durante período eleitoral

O Núcleo de Estudos em Direito Eleitoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está participando de um projeto de combate à desinformação durante o período eleitoral. O Gralha Confere, nome em homenagem à Gralha Azul, é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral que responde dúvidas via aplicativo de mensagens. Ao todo, são 47 entidades parceiras, entre elas o grupo de estudos.

O acadêmico de Direito e participante do projeto, Vinicius Nascimento, conta que o Núcleo se preocupou com o funcionamento das campanhas eleitorais virtuais. (Ouça o áudio Vinicius Nascimento abaixo)

A proposta do projeto é aumentar a presença das informações corretas no meio virtual. A jornalista do núcleo de comunicação social do Tribunal Regional Eleitoral, Melissa Medroni, explica que tirar dúvidas via aplicativo de mensagens foi decidido considerando que as informações falsas circulam neste meio. (Ouça o áudio Melissa Medroni 1 abaixo)

Depois de checada, a informação é publicada no site e nas redes sociais do projeto. A jornalista dá algumas orientações de como identificar uma informação falsa, como erros de português. (Ouça o áudio Melissa Medroni 2 abaixo)

O projeto não confere informações pessoais sobre candidatos ou partidos. As dúvidas podem ser enviadas para o número 41 98700-5100, já as informações já checadas estão no site: www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br.

Fonte: Com Band News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533