Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mais de 10 hectares de borda do reservatório de Itaipu são atingidas pelo fogo em Santa Helena (vídeo)

Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas da Itaipu Binacional estão no local realizando o rescaldo das chamas.

  • 01/10/2020
  • Foto(s): Divulgação
Mais de 10 hectares de borda do reservatório de Itaipu são atingidas pelo fogo em Santa Helena (vídeo)

Desde a última segunda-feira (28) de setembro, um incêndio está sendo registrado às margens do Lago de Itaipu, próximo a comunidade de Corrêa Porto, interior de Santa Helena.

As chamas atingem a borda do reservatório e parte da mata. Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e brigadistas da Itaipu Binacional estão no local realizando o rescaldo das chamas para evitar novos focos de incêndio.

Segundo Luis Cesar, coordenador de Divisão de Áreas Protegidas e Brigada Florestal da Itaipu Binacional, as chamas atingiram mais de 10 hectares de borda do reservatório. Três equipes de brigadistas e técnicos, totalizando 15 homens auxiliam nos trabalhos de combate ao fogo. As condições climáticas deixaram a vegetação fragilizada e qualquer início de incêndio possui um potencial grande para o fogo se alastrar rapidamente.

O Diretor de Operações na Comissão Municipal de Defesa Civil, Marcio De Bastiani, destaca que neste período de estiagem é importante que as pessoas evitem ao máximo o manuseio com fogo. Neste incêndio em que mobiliza equipes na linha Corrêa Porto, o incêndio teve início após o manuseio do fogo ou bitucas de cigarros de pescadores amadores.

Crime Ambiental

A Lei n. 9.605 /98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 41 tipifica como crime contra a flora, a conduta de provocar incêndio em mata ou floresta.

Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:

Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Parágrafo único . Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Fonte: Rodrigo Cardoso