Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Educação retorna atividades e adota protocolos de proteção

Escolas foram abertas nesta segunda-feira (19) para receber o termo de compromisso dos pais com as medidas de segurança em relação ao coronavírus.

Educação retorna atividades e adota protocolos de proteção

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte retoma as aulas extracurriculares nesta semana. As escolas estão abertas nesta segunda-feira (19/10) para receber o termo de compromisso com as medidas de segurança em relação ao coronavírus. Este documento libera os alunos para iniciar a partir de terça-feira (20) quando começam o cronograma das aulas extracurriculares.

No sábado (17) as equipes das escolas avisaram os pais a data de início das aulas extracurriculares. Cada estabelecimento de ensino tem seu calendário de aulas, por isto alunos e pais devem ficar atentos aos dias determinados pela direção. Por exemplo há escolas cujos dias das aulas extracurriculares começarão somente na quarta-feira e outros somente na quinta-feira. Esses dias serão os mesmos fixados antes da pandemia, quando o colégio estava aberto com aulas presenciais.

O secretário da Educação, Renato Feder, afirma que já determinou aos diretores que a reabertura seja feita em total segurança e cumprimento da resolução número 1.231 da Secretaria de Estado da Saúde, que regulamenta o retorno das atividades presenciais extracurriculares. "É de fundamental importância seguir os protocolos de saúde nesse momento. A Educação é importante, mas a vida é mais, então só vamos retornar com muita segurança", afirma.

EQUIPAMENTOS - Os kits com equipamentos de segurança estão chegando gradualmente nas escolas, conforme solicitado à Secretaria da Educação, que adequou a entrega, de acordo com o calendário específico de cada escola. Os chefes dos Núcleos Regionais de Educação estão fiscalizando que todos os equipamentos estejam nas escolas. O retorno presencial foi liberado pelo Governo do Estado no dia 9 de outubro e vale a partir desta segunda-feira (19) para toda as redes de ensino: estadual, municipal e privada, desde o Infantil IV (a partir de 5 anos) até o Ensino Médio.

FORMULÁRIO ONLINE - A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte lançou na última sexta-feira (16) um formulário online para que pais e responsáveis possam manifestar de forma facilitada, o interesse na participação de seus filhos nas atividades presenciais extracurriculares de nivelamento, reforço escolar e atendimento pedagógico individualizado.

A medida visa atender a pais que estão entrando em contato com a Secretaria e informando estar com dificuldades para obter e encaminhar pessoalmente o documento que permitam os filhos voltarem às aulas presenciais.

A partir de agora pais e responsáveis vão poder ter acesso a autorização pela internet e enviá-la previamente de maneira digital por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal que a escola esteja utilizando, para otimizar o cronograma de reabertura. No dia do retorno, o estudante então leva o documento fisicamente.

Fonte: AEN