Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná terá cerca 107 mil colaboradores nas Eleições 2020

Paraná terá cerca 107 mil colaboradores nas Eleições 2020

Para viabilizar o voto dos 8,1 milhões de eleitores aptos no Paraná no dia 15 de novembro e, onde houve segundo turno, 29 de novembro, é necessária a colaboração de uma gigantesca força de trabalho. Cerca de 107 mil pessoas - 85 mil mesários e 22 mil colaboradores - atuam nas mais de 21 mil seções eleitorais do estado, desempenhando diversas funções.

Colaboradores


No dia da eleição, milhares de pessoas auxiliam os cartórios eleitorais para que a votação transcorra de forma tranquila e eficaz. Entre elas, estão os administradores de prédio, coordenadores de acessibilidade, auxiliares de serviços eleitorais, coletores de justificativa e auxiliares de transporte.

O secretário de prédio é o responsável pelo recebimento da urna, da cabine de votação, das sacolas dos mesários e dos demais materiais, por organizar a seção conforme layout sugerido pela Justiça Eleitoral, fazer entrega de contrassenhas do vale alimentação e das certidões de comparecimento dos mesários. Também verifica a energia elétrica, fica atento a problemas na seção e filas. Faz o controle das pessoas que entram no local, mantém a ordem no recinto, resolve as dificuldades, esclarece dúvidas e providencia a entrega dos materiais à Justiça Eleitoral após encerramento da votação. Além de entrar em contato com cartório eleitoral sempre que necessário. Nestas eleições, também deve orientar quanto ao distanciamento, uso de máscara e outras providências preventivas ao Covid-19.

Os administradores de prédio e auxiliares dos locais de votação ajudam no recolhimento das mídias e auxiliam na transmissão dos resultados dos locais de votação para o sistema de totalização de votos.

O coordenador de acessibilidade auxilia na facilitação do acesso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Os coletores de justificativa orientam sobre como o formulário deve ser preenchido e entregue ao coletor, que guardará o canhoto para posterior entrega ao cartório eleitoral. Não serão encaminhados eleitores às seções para justificar, devido à pandemia. A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que não possam comparecer à votação justifiquem o voto pelo app e-Título.

A inscrição para esses trabalhos é feita pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), no mesmo formulário utilizado para a inscrição como mesário voluntário.

Atribuições do mesário

No dia das eleições, o mesário fica na seção eleitoral durante todo o processo de votação, recebe o eleitor, colhe e confere a sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para que o cidadão possa exercer o seu direito e dever de votar. Os mesários são divididos em:

Presidente da seção

É a maior autoridade na seção. Suas funções são:

- Verificar as credenciais dos partidos políticos e coligações;

- Emitir a zerésima antes do início da votação;

- Autorizar os eleitores a votar ou justificar seu voto;

- Anotar o código de autenticação emitido pela urna nos campos apropriados do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral;

- Resolver imediatamente todas as dificuldades ou dúvidas que ocorrerem;

- Manter a ordem, para o que disporá de força pública necessária;

- Comunicar ao juiz eleitoral as ocorrências cujas soluções dele dependerem;

- Receber as impugnações dos fiscais dos partidos políticos e coligações concernentes à identidade do eleitor;

- Fiscalizar a distribuição das senhas;

- Zelar pela preservação da urna; pela preservação da embalagem da urna; pela preservação da cabina de votação; e pela preservação da lista contendo os nomes e números dos candidatos.

1º e 2º mesários

Substituem o presidente na sua ausência. Suas funções são:

- Identificar o eleitor e entregar o comprovante de votação;

- Conferir o preenchimento dos requerimentos de justificativa eleitoral e dar o recibo;

- Cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.

Secretário

É responsável pelo preeenchimento da ata da mesa receptora de votos. Suas funções são:

- Distribuir aos eleitores, às 17 horas, as senhas de entrada, previamente rubricadas ou carimbadas, segundo a ordem numérica;

- Lavrar a ata da mesa receptora, preenchendo o modelo aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o que irá anotando, durante os trabalhos, as ocorrências que se verificarem;

- Cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.

Dúvidas


Caso possua dúvidas sobre a convocação, dispensa e o trabalho a ser desempenhado, o colaborador pode entrar em contato com a zona eleitoral do seu domicílio. As zonas eleitorais são as responsáveis pela convocação, dispensa, treinamento e demais assuntos relacionados aos mesários e colaboradores no dia das eleições.

Aplicativo

O Aplicativo Mesário foi elaborado para auxiliar o mesário antes e durante a votação, para que ele possa tirar dúvidas rapidamente. No aplicativo, encontram-se: fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, checklist de início dos trabalho e de encerramento, soluções para problemas e até quiz para testar os conhecimentos, entre outras funcionalidades.

Fonte: TRE-PR Assessoria