Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu atualiza o planejamento estratégico empresarial

Conquista das margens brasileira e paraguaia, trabalho resultou em uma nova missão institucional, visão e objetivos estratégicos, preparando a empresa para novos tempos, visando à sustentabilidade da geração de energia no longo prazo.

  • 21/10/2020
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Itaipu atualiza o planejamento estratégico empresarial

A Itaipu Binacional aprovou, no Conselho de Administração, a revisão de seu planejamento estratégico, que resultou em uma nova missão institucional, visão e objetivos estratégicos. A revisão foi conduzida pela área de Planejamento Estratégico e contou com a participação dos setores de Planejamento e Controle de todas as diretorias e respectivos diretores.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, a revisão do planejamento estratégico é uma conquista das margens brasileira e paraguaia da usina e prepara a empresa para novos tempos, visando à sustentabilidade da geração de energia no longo prazo. 

“A missão primordial da Itaipu segue sendo gerar energia hidrelétrica de qualidade para o Brasil e o Paraguai. Mas, para que ela possa fazer isso no longo prazo, é fundamental cuidar das condições para que possa seguir gerando com máxima eficiência e aproveitamento dos recursos hídricos. Daí a importância da segurança hídrica do reservatório, da manutenção das áreas protegidas e do desenvolvimento sustentável do território da usina”, afirmou. 

Contudo, conforme explica o próprio diretor, além de considerar a sustentabilidade no longo prazo, o planejamento também precisou levar em conta a realidade de curto prazo. “O foco é a eficiência, racionalidade, inovação e valorização do nosso corpo funcional, além da austeridade no trato com os recursos que estão sob nossa responsabilidade”, completou o diretor. 

A última revisão da missão da Itaipu havia sido em 2003, quando foi incorporada a responsabilidade socioambiental à estratégia da empresa. Essa responsabilidade é mantida na nova missão, porém, não apenas limitada à área de influência, mas considerando a contribuição da empresa para ambos os países: “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai”. 

Também mudou a visão de futuro da empresa. A anterior tinha foco em 2020 e estabelecia que a empresa deveria se consolidar “como a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”. 

A nova visão é: “Ser uma Entidade binacional moderna, colaborativa e comprometida com a integração regional, reconhecida pela excelência na geração de energia limpa e renovável e pela sua contribuição ao desenvolvimento sustentável do Brasil e do Paraguai”. 

É possível considerar que a visão 2020 foi plenamente alcançada, tendo em vista o desempenho operativo registrado nos últimos anos, evidenciado pelos recordes mundiais de produção anual (em 2012, 2013 e 2016) e de produtividade (em 2018, 2019 e 2020), além do reconhecimento internacional obtido. 

“O processo de elaboração desse novo plano estratégico representou também um avanço na gestão, pois foi feito de maneira participativa e colaborativa, trazendo o corpo funcional para mais perto da estratégia empresarial”, afirmou o gerente da Divisão de Planejamento, Gustavo Alvarenga. “Além de arranjar nossa ‘casa’, continuamos fortalecendo nossa atuação com os stakeholders. Aumentando nosso engajamento e oferecendo um retorno mais efetivo e duradouro, o que está claro com o redirecionamento de recursos para as obras estruturantes”, acrescentou.

A missão, visão e objetivos estratégicos já estão disponíveis no site da Itaipu. Clique aqui: http://www.itaipu.gov.br/institucional/gestao-transparente.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional