Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Início das obras: revitalização do Gramadão começou já nesta quinta-feira (22)

Primeiro trabalho será o cercamento do espaço com a colocação de tapumes. A previsão de entrega da obra é de dez meses.

  • 22/10/2020
  • Foto(s): Sara Cheida/Itaipu Binacional
Início das obras: revitalização do Gramadão começou já nesta quinta-feira (22)

As primeiras atividades da obra de revitalização do Gramadão de Itaipu, na Vila A, começam já nesta quinta-feira (22) com a chegada dos tapumes de metal que vão cercar todo o local. A ordem de serviço que autoriza o início das obras foi assinada pela manhã, no próprio espaço, pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e pelo diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell.

Para o início das obras, serão fechadas as entradas do Gramadão pela Avenida Silvio Américo Sasdelli e a Rua Perdigão. A Rua Guará, em frente ao Corpo de Bombeiros, dará acesso ao canteiro. Durante a reforma, que tem duração prevista de dez meses, o espaço ficará fechado para uso recreativo. A entrega deve acontecer em meados de agosto de 2021.

“Assumimos o compromisso de entregar essas melhorias para a nossa gente. É uma contrapartida possível com a realocação de recursos que vieram das economias feitas durante um ano e oito meses de gestão”, explica o general Silva e Luna. E complementa: “esse lugar é abençoado pela natureza, com um belo pôr do sol, um local onde as famílias se reúnem e passam momentos maravilhosos. Daqui a 10 meses, quando a lógica do ‘fique em casa’ já estiver superada, as pessoas poderão voltar a se reunir aqui com ainda mais segurança”.

Segundo o general Luiz Felipe Carbonell, o objetivo é fazer a obra da forma mais rápida possível e “uma das formas para que isso aconteça é com o isolamento total da área. Todo o planejamento foi feito para que a gente entregasse o Gramadão completo rapidamente”, afirmou. “Esta reforma vai permitir que Itaipu abrace a comunidade, que abraçou a empresa desde que chegou à cidade”, complementou Silva e Luna.

Com as obras, a expectativa é transformar o Gramadão num grande parque de lazer para a população de Foz do Iguaçu, respeitando o relevo e as características do local.

O Gramadão tem 31 mil metros quadrados de área e a reforma receberá investimento de R$ 3,9 milhões, recurso da margem brasileira da Itaipu Binacional. A obra atende ao pedido das assessorias de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu. A gestão será feita pela Diretoria de Coordenação da empresa. A execução será da Puel Engenharia, de Florianópolis (SC), vencedora da licitação.

A revitalização na arquitetura e no paisagismo do Gramadão é a maior desde o final dos anos de 1990, quando ali foi promovido o primeiro Natal de Foz. Serão privilegiados a arborização e os espaços de convivência, respeitando o aspecto natural de relevo do terreno e do gramado.

Início das obras

Após o cercamento da região, a primeira etapa das obras será de escavações, abertura de valas e criação de drenos e canteiros para reformar por completo o sistema de drenagem do espaço. O projeto paisagístico e arquitetônico leva em conta o terreno amplo e a topografia e acrescenta novos usos para o espaço, com a criação de uma área sombreada e a colocação de uma arquibancada de concreto para as pessoas sentarem e curtirem o local.

Na extensão da Rua Guará até a Avenida Paraná, atrás do Centro Executivo, será construído um calçadão arborizado com barraquinhas de comida, hoje instaladas na Avenida Silvio Américo Sasdelli. Com melhor iluminação e segurança, este espaço será uma nova entrada ao Gramadão, com acesso direto ao parquinho.

A revitalização também contempla nova iluminação, embelezamento do local, arborização, sinalização, criação de rampas e adaptação da Concha Acústica para diferentes tipos de espetáculos, com elevação do nível abaixo do palco, diminuindo a distância do público nas apresentações. O parquinho para as crianças terá mais opções de diversão.

O projeto ainda prevê melhorias no mobiliário urbano, ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas. O modelo de concessão de uso do espaço ainda está sendo definido e será divulgado futuramente.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional