Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Chefe do núcleo regional visita Colégio Nestor e orienta sobre votação para tornar cívico-militar

Consulta pública está ouvindo se a população escolar é contra ou a favor do modelo no colégio de São Miguel do Iguaçu

  • 27/10/2020
  • Foto(s): Gerson Kaiser
Chefe do núcleo regional visita Colégio Nestor e orienta sobre votação para tornar cívico-militar

Oito colégios estaduais de quatro municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu estão na lista das instituições em que será implementado o programa de colégios cívico-militares.

Entre eles, está o Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos, de São Miguel do Iguaçu. Nesta terça-feira, 27, a chefe do NRE de Foz, Silvana Garcia André, esteve no município conversando com a equipe do escola e também repassando algumas orientações quanto ao processo de votação de uma consulta pública que vai oficializar a indicação de torna-lo um colégio cívico-militar.

Nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28, está sendo realizada uma consulta à comunidade escolar, das 8 horas às 20 horas, para saber a opinião de responsáveis e educadores.

Silvano destacou a importância do voto de todos os envolvidos com a comunidade escolar e também explicou como será a atuação de civis e militares com a implantação deste novo modelo de gestão.

Além do Colégio Nestor de São Miguel do Iguaçu, também haverá a implantação nos seguintes colégios da regional:

Naira Fellini (Medianeira)
Tancredo Neves (Medianeira)
Ângelo Antônio Benedet (Santa Terezinha de Itaipu)
Ipe Roxo (Foz do Iguaçu)
Carmelita Dias (Foz do Iguaçu)
Costa e Silva (Foz do Iguaçu)
Tarquínio Santos (Foz do Iguaçu)

De acordo com anuncio feito pelo governador Ratinho Junior na segunda-feira, dia 26, o programa será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado, com investimento de cerca de R$ 80 milhões, direcionado a cerca de 129 mil alunos.

A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.

Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Fonte: Gerson Kaiser