Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná proíbe consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos no dia da eleição

Paraná proíbe consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos no dia da eleição

Nesta sexta-feira (13), em coletiva de imprensa, o secretário da Segurança Pública do Paraná (SESP), coronel Romulo Marinho Soares, anunciou a adoção da Lei Seca em todo o Paraná no primeiro turno das Eleições 2020, que ocorrerá neste domingo (15). De acordo com a Resolução nº 395/2020 da Casa Civilestá proibido o consumo, em locais públicos, de bebidas alcoólicas entre as 05h e 17h do dia da votação. O coronel declarou que o objetivo da medida “é estimular que o cidadão vá à votação sóbrio e, quando terminar de votar, vá para sua casa, evitando aglomerar, visto que estamos vivendo uma pandemia”.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, elencou algumas medidas da Justiça Eleitoral para garantir a segurança sanitária nas Eleições 2020. “Neste ano, fomos surpreendidos pela pandemia, mas podemos assegurar que a Justiça Eleitoral de todo o Brasil e, principalmente aqui, do estado do Paraná, fez tudo que estava ao seu alcance para garantir a realização do pleito com segurança e em tranquilidade, em especial no aspecto sanitário”, disse.

Eleitor sem máscara

Além da Lei Seca, a coletiva tratou das medidas sanitárias nos locais de votação, dos crimes eleitorais e do efetivo policial. O coronel Romulo afirmou que, caso um eleitor compareça sem máscara, será orientado sobre o uso obrigatório.

Efetivo policial

Na coletiva, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, declarou que a Polícia Militar fará a segurança em mais de 4 mil pontos de votação, empregando 10 mil homens, por meio da permanência dos agentes e também do rádio patrulhamento. “Esperamos baixa incidência de ocorrências, tanto pelos protocolos referentes ao Coronavírus, bem como devido ao planejamento adotado pelas instituições envolvidas”, afirmou o coronel.

A coletiva de imprensa foi transmitida ao vivo e pode ser assistida na íntegra pelo canal do TRE-PR no YouTube.

Fonte: Assessoria TRE-PR