Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Benefícios de consumir o cereal integral

Benefícios de consumir o cereal integral

Todos sabemos que a propaganda atrai muito mais do que realmente é. No entanto, hoje veremos alguns dos benefícios que substituir o cereal comercial pelo integral traria para a saúde. Ainda que os processados sejam muito mais apetitosos, os mais saudáveis para nós são os segundos.

A primeira coisa que os cereais comerciais pecam é na grande quantidade de açúcar que contêm. Além disso, ainda que em letras bem grandes mencionem que contêm fibras, por exemplo, se observarmos bem a informação nutricional, certamente perceberemos que a quantidade por porção é ínfima.

O cereal integral ajuda a manter um peso saudável

Os cereais comerciais têm grandes quantidades de açúcar, o que faz com que consumamos mais do que o necessário ou que, em dois cafés da manhã, esses já tenham terminado. Isso não é bom, nem para a saúde nem para o bolso.

O que as marcas pretendem é exatamente isso: que consumamos de maneira rápida para consumir mais. O normal é que sejam, também, muito mais caros do que a aveia, o gérmen de trigo ou os flocos de milho.

Além disso, esses, por não conterem açúcares, não gerariam aquela ansiedade para comê-los até já não poder mais. Uma de suas características é que, ademais, são saciantes, o que ajudará na perda de peso, se é o que estejamos buscando.

Substituir o cereal comercial pelo integral ajudará, com tudo isso, a manter um peso saudável. Como não teremos aquela ansiedade que os produtos com açúcar geram, comeremos a quantidade de cereal que o corpo precisa. Além disso, não estaremos ingerindo um produto totalmente processado.

Melhoram o trânsito intestinal

Caso tenha problemas com prisão de ventre, substituir o cereal comercial pelo integral será uma grande ideia. O alto teor de fibras dos cereais integrais não só aumenta o número das bactérias benéficas do intestino, como também permite que as fezes se tornem mais suaves, facilitando assim sua expulsão.

Melhorar o trânsito intestinal tem muitos benefícios. Entre eles, encontram-se a prevenção das hemorroidas, assim como da diverticulose e diverticulite. Com uma dieta consciente e saudável, é possível manter longe este tipo de doença.

No entanto, não se recomenda seu consumo no caso de sofrer colite ulcerosa ou se estiver passando por um processo de diarreia. A razão é que, nestas condições, o problema pode se agravar, algo que sob nenhuma condição queremos que aconteça.

Ajudam a reduzir o colesterol

Pessoa comendo uma tigela de cereal integral; O colesterol é um mal que afeta muitas pessoas que, inclusive, precisam se medicar para poder controlá-lo. Caso não queira chegar a estes extremos, uma boa maneira de consegui-lo é substituir o cereal comercial pelo integral. Mas, por que o cereal integral ajuda a reduzir o colesterol?

O alto teor de fibras contidas neste tipo de cereais facilitam a expulsão do colesterol ruim (LDL), deixando assim lugar para o bom. Assim que, é muito melhor consumir todos os dias uma quantidade moderada de cereais integrais do que optar por produtos que prometem reduzi-lo ou tomar medicamentos que, possivelmente, terão alguns efeitos secundários.

Como pode ver, substituir o cereal comercial pelo integral é uma excelente ideia. No entanto, fique sempre atento na informação nutricional dos produtos que serão adquiridos. Talvez, a aveia que esteja comprando não seja tão “natural” e seja mais comercial do que pensava.

Pode ser chato ler o conteúdo nutricional dos produtos, mas pense que, assim que o fizer, depois já saberá quais deverá escolher e quais deverá passar longe. Por isso, é um esforço que valerá a pena e que a saúde agradecerá.

Quais tipos de cereais costuma consumir? Consome aqueles que são comerciais ou os integrais? Os cereais integrais não só permitirão obter todos os benefícios anteriormente mencionados, como também ajudarão a economizar mais.

Fonte: Melhor com saúde