Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição do Conhecimento pode ser visitada no Ecomuseu a partir desta quinta-feira (26)

A estrutura itinerante, inaugurada durante o Show Rural Coopavel, ficará disponível para visitação por uma semana.

  • 26/11/2020
  • Foto(s): Kiko Sierich / PTI
Expedição do Conhecimento pode ser visitada no Ecomuseu a partir desta quinta-feira (26)

O Ecomuseu de Itaipu recebe, nesta quinta-feira (26), um novo atrativo: o caminhão da Expedição do Conhecimento, uma estrutura itinerante que traz atividades interativas de educação ambiental sobre os temas “água”, “energia” e “sustentabilidade”. O caminhão fica no Ecomuseu por uma semana, até 2 de dezembro. A próxima exibição será somente em fevereiro de 2021. A iniciativa é da Itaipu Binacional em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A Expedição do Conhecimento foi lançada em fevereiro deste ano, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel. O objetivo do projeto é levar ciência e educação ambiental aos municípios na região de influência da Itaipu. No início do ano, Itaipu e PTI se reuniram com representantes dos municípios do Oeste do Paraná para planejar a programação e definir as contrapartidas das prefeituras, mas, por conta da pandemia da covid-19, o projeto foi adiado.

No Ecomuseu, serão mais de 20 atividades de educação ambiental, oferecidas em um caminhão-baú de 15 metros de extensão, além das tendas de apoio. Cada sessão tem capacidade para dez pessoas. A visita é feita respeitando todos os protocolos de segurança sanitária contra a disseminação do novo coronavírus. 

O passeio começa com um panorama sobre todas as formas de energia, desde o Sistema Solar até a energia das células humanas. O visitante também tem contato com um telescópio solar, uma maquete demonstrando como funciona uma casa sustentável e jogos interativos. Na parte interna do caminhão-baú, estão informações sobre biomas, rios voadores, o ciclo da água e a importância do Sol como fonte primária de energia.

Em um dos pontos do circuito, o visitante aprende como é possível gerar energia limpa e iluminar uma cidade, pedalando numa bicicleta. Óculos de realidade virtual também levam o público a uma imersão na Mata Atlântica, um dos biomas brasileiros. Todo o roteiro foi planejado com acessibilidade visando a inclusão, com elevador e piso tátil.

O Ecomuseu está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu têm isenção no ingresso para o passeio no Ecomuseu, que fica na Avenida Tancredo Neves, 6702, Jardim Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

Para mais informações e reservas, entrar em contato com (45) 3576-7000 ou info@turismoitaipu.com.br. O site é www.turismoitaipu.com.br.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional