Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Altas temperaturas e a estiagem voltam a preocupar Sanepar em Medianeira

Como medida preliminar, serão retomadas as manobras noturnas para recuperação de reservatórios.

  • 26/11/2020
  • Foto(s): Pixabay
Altas temperaturas e  a estiagem voltam a preocupar Sanepar em Medianeira

As altas temperaturas e as chuvas muito abaixo da média para o período voltam a prejudicar a produção de água em Medianeira. O rio Alegria teve a vazão reduzida de 120 litros por segundo para 70 l/s nos últimos dias e nos poços a produção caiu 30%. “Com isso, voltamos a acender o alerta no abastecimento da cidade”, diz o gerente regional Nilton Perez.

Desde o início da estiagem a Companhia adotou medidas operacionais para manter a distribuição de água. Um novo poço e um reservatório um milhão de litros entraram em operação para ampliar a capacidade de distribuição de água. Entretanto estas medidas não têm sido suficientes para garantir o abastecimento de água em 100% neste momento. Por isso, se não houver uma redução no consumo de água a Sanepar pode voltar a aplicar rodízio no abastecimento.

Os paranaenses enfrentam a pior estiagem dos últimos 50 anos. Em agosto o Paraná passou a integrar o Monitor da Seca, criado devido à estiagem severa do Nordeste do País em 2012. Dados do observatório mostram que 62% do território paranaense estão afetados pela seca.

Rodízio – Desde o início do ano, o sistema de abastecimento de água em Medianeira sofre com a falta de chuvas. No final de fevereiro a Sanepar teve que utilizar o sistema de rodízio no abastecimento de água. Depois, da primeira semana de março até final de maio foi necessário aplicar o rodízio novamente. Desde então, com a entrada em operação de um novo poço e a contribuição dos moradores de Medianeira que atenderam aos apelos da Companhia e reduziram o consumo de água foi possível suspender o rodízio.

Como medida preliminar, serão retomadas as manobras noturnas para recuperação de reservatórios e intensificada a busca de vazamentos para manter o equilíbrio no sistema até a volta das chuvas. Além disso, os investimentos seguem com a interligação de um novo poço que irá integrar ao sistema e dará uma melhor condição para o enfrentamento desta situação.

Uso racional – Para evitar o rodízio, a contribuição da população é fundamental. A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a média do volume de chuvas volte à normalidade.

Fonte: Assessoria